Mais de 1,3 milhão de pessoas assinaram uma petição exigindo que a Netflix remova um especial de comédia brasileira que descreve Jesus Cristo como homossexual.
Intitulado “A Primeira Tentação de Cristo” (presumivelmente aludindo ao controverso filme de 1988 ” A Última Tentação de Cristo “), o especial satírico foi criado por um grupo de comédia brasileiro conhecido como Porta Does Fundos. Ele estreou em 3 de dezembro.
“Jesus, que está enfrentando o grande 3-0, traz um convidado surpresa para conhecer a família. Um especial de Natal tão errado que deve ser dos comediantes Porta dos Fundos ”, lê sua descrição no Netflix .
O filme satírico suscitou muita controvérsia no Brasil, onde muitos cristãos e igrejas conservadores denunciaram o especial da comédia.
Uma petição em português pedindo que a Netflix removesse o especial foi publicada na semana passada no Change.org por uma pessoa chamada Alex Brindejoncy. Na manhã de sexta-feira, recebeu mais de 1,35 milhão de assinaturas.
Eduardo Bolsonaro, filho do presidente conservador brasileiro Jair Bolsonaro, foi às redes sociais para denunciar o especial satírico.
“Apoiamos a liberdade de expressão, mas vale a pena atacar a crença de 86% da população?”, Perguntou Bolsonaro, conforme relatado pela AFP .
Henrique Soares da Costa, um bispo de Pernambuco, levou à sua conta do Facebook para dizer que havia cancelado sua conta do Netflix devido ao filme, segundo a AFP, denunciando-o como “blasfêmia, vulgar e desrespeitoso”.
Não é a primeira vez que Porta Dos Fundos faz um especial de comédia que zomba de aspectos importantes do cristianismo e da Bíblia.
Em 2018, a trupe de comédia lançou um especial na Netflix, cujo título em inglês era “A Última Ressaca”, que como “A Primeira Tentação de Cristo” recebeu uma classificação na TV-MA.
“Nesta paródia bíblica da ‘ressaca’, os apóstolos despertam para encontrar Jesus desaparecido e devem reunir os eventos da selvagem última ceia da noite anterior”, observou sua descrição da Netflix .
A controvérsia sobre o filme Porta dos Fundos ocorre quando a Netflix lança o trailer de uma nova série intitulada “Messiah”, produzida por Mark Burnett e Roma Downey e que espera retratar Jesus sob uma luz mais reverente.
“O Messias promete ser uma série fascinante para os telespectadores de todas as religiões, e um drama emocionante repleto de personagens de várias camadas em um cenário global”, disse Cindy Holland, vice-presidente de conteúdo original da Netflix , no início deste mês.