Siga nossas redes sociais
27/11/2024

Destaques

Ministério Público processa deputado distrital por intolerância religiosa contra religiões de matriz africana

Published

on

Compartilhe

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) entrou com uma ação civil pública contra o deputado distrital Daniel de Castro. A ação, apresentada após publicações feitas em redes sociais no dia 23 de outubro de 2024, acusa o parlamentar de promover discriminação e intolerância contra religiões de matriz africana.

No vídeo divulgado, o deputado fez acusações contra uma professora do Centro Educacional do Lago, afirmando que ela estaria utilizando a sala de aula para promover uma religião de matriz africana. As alegações foram apontadas como falsas pelo MPDFT.

Segundo o Ministério Público, a gravação trouxe elementos visuais e sonoros que reforçaram uma narrativa discriminatória. O órgão argumenta que as declarações deturpam o objetivo das aulas de “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, que são parte do currículo obrigatório e visam promover a diversidade e o combate ao racismo.

Na ação, o MPDFT exige a retirada do vídeo das redes sociais e solicita uma indenização de R$ 100 mil por danos morais coletivos. Além disso, o Ministério Público destacou a importância de combater discursos que alimentem intolerância e prejudiquem a formação de uma sociedade plural.

Redação Exibir Gospel