O Vaticano expôs nesta quinta-feira (4), na Basílica de São Pedro, uma tapeçaria com a imagem de Carlo Acutis. Conhecido como “influencer de Deus”, o jovem será canonizado no domingo (7), tornando-se o primeiro santo millennial da Igreja Católica.
A cerimônia estava inicialmente marcada para abril, durante o Jubileu dos Adolescentes, mas foi adiada após a morte do papa Francisco. A nova data coincide com o Dia da Independência do Brasil, país onde ocorreu o primeiro milagre atribuído a Acutis.
O jovem italiano nasceu em 1991 e morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Apaixonado pela internet, criou sites religiosos e catalogou milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja. Por isso, ficou conhecido como “padroeiro da internet”.
Apesar da vida curta, Acutis conciliava atividades comuns da adolescência, como videogames e caminhadas, com aulas de catecismo e apoio a pessoas em situação de rua. Seu túmulo, em Assis, atrai milhares de fiéis, principalmente jovens.
A canonização será feita ao lado de Pier Giorgio Frassati, outro italiano que morreu cedo, aos 24 anos. Para que o processo avance, a Igreja exige o reconhecimento de dois milagres.
No caso de Acutis, o primeiro foi a cura de um menino brasileiro com grave doença pancreática, em 2013. O segundo, em 2022, envolveu uma jovem da Costa Rica que, após sofrer um acidente e entrar em coma, recuperou-se de forma inexplicável depois que a mãe rezou em seu túmulo.
Portal Exibir Gospel