Os pastores estão usando dados para obter discernimento e aprofundar seus ministérios.
Anúncios direcionados, seja o moletom mais macio do mundo no Facebook ou o apartamento perfeito divulgado no Google, chegam até você de propósito. Esses anúncios usam seus dados e conectam você a ofertas relevantes – quanto melhores os dados e o processo, mais adequado você se torna para um produto ou serviço.
Esses anúncios oferecem presentes de Natal, ideias para encontros noturnos e novos eletrodomésticos. Eles também podem mudar radicalmente o futuro do ministério da igreja.
Se você soubesse que sua congregação estava cheia de famílias jovens com renda abaixo da média, seria menos provável que planejasse fins de semana de retiro com preços altos.
Se você entendesse que a maioria das mães em sua igreja trabalhava fora de casa, pensaria duas vezes antes de oferecer o único estudo bíblico para mulheres nas manhãs de quinta-feira.
Se você soube que sua igreja atraiu uma grande população de jovens profissionais solteiros, pode cancelar sua série anual de sermões para os pais.
Os dados demográficos não são tudo, e o perigo de estereótipos e generalizações excessivas é válido. Mas, assim como Salomão exorta aqueles que desejam ser bons mordomos para “certificarem-se de que conhecem a condição de seus rebanhos, dêem atenção aos seus rebanhos” (Pv 27:23), os pastores são chamados a conhecer as condições de suas congregações . O conhecimento de congregados individualmente e a habilidade de identificar desafios comuns e sofrimentos compartilhados, leva a um ministério eficiente e eficaz que muda vidas. Conhecer as pessoas nos ajuda a atendê-las melhor.
Para o líder da igreja sobrecarregado e com poucos recursos lutando para conhecer as necessidades íntimas dos congregantes e visitantes durante uma era de pandemia, compreender as condições coletivas e individuais dos congregantes pode parecer uma tarefa esmagadora. Porém, existem várias ferramentas acessíveis que podem ajudá-lo a entender melhor sua congregação e sua comunidade. Esses recursos não dirão tudo o que você precisa saber sobre seu pessoal: apenas conversas e tempo gasto em relacionamentos saudáveis e de confiança podem fazer isso. Mas eles podem servir como caminhos para caminhar em direção a interações mais profundas e intencionalidade, resultando em relacionamentos mais vibrantes.
Dados de censo
O United States Census Bureau fornece tabelas de dados que definem as características da comunidade em vilas e cidades. Muitos sabem que essas informações fornecem informações sobre a representação de sexo, idade e raça em sua comunidade, mas os dados do censo vão ainda mais fundo do que isso.
Tabelas como “Meios de Transporte para o Trabalho” discriminam ocupação, indústria e classe do trabalhador, além de nível de renda e situação de pobreza nos últimos 12 meses. Ainda mais matizada, a tabela detalha o tempo que chega de casa ao trabalho, o tempo de viagem para o trabalho e o número de veículos disponíveis. Quando se trata de planejamento prático de eventos semanais e pequenos grupos, esses dados são inestimáveis. Se você perceber que a maioria das famílias em sua comunidade tem um carro e meia hora de trabalho, as reuniões noturnas podem precisar começar um pouco mais tarde para servir a essas famílias, em vez de estressá-las – ou, pior, excluí-las.
Tabelas de dados como “Avós”, “Domicílios e famílias” e “Características de ocupação” podem fornecer mais informações sobre as normas e nuances de sua comunidade, revelando oportunidades de ministério. Se você aprender que uma alta porcentagem de avós locais são responsáveis por seus netos durante o dia, você pode encontrar um tremendo potencial para um ministério que apóia esses cuidadores. Ou, se sua comunidade tem uma alta porcentagem de famílias unipessoais, mas sua igreja tradicionalmente se concentra nas famílias, você pode lançar uma nova iniciativa para pessoas solteiras.
Estatísticas de educação
Especialmente se você mora em uma área densamente povoada por famílias, pode achar as estatísticas de educação úteis. O National Center for Education Statistics e entidades sem fins lucrativos como GreatSchools publicam dados sobre escolas individuais e distritos inteiros. Você pode aprender sobre a composição racial da nova geração, bem como o florescimento acadêmico local – ou a falta dela.
Mas como esses dados de educação podem informar o seu ministério? Se você aprender que as escolas em sua área têm alto envolvimento dos pais, você pode querer considerar como seus ministérios de crianças e jovens podem utilizar melhor o envolvimento da igreja entre essas famílias que colocam uma alta prioridade no sucesso acadêmico e atividades. Se os resultados dos testes forem baixos, talvez sua igreja possa considerar a mobilização de alguns de seus membros para serem voluntários em salas de aula ou fornecer reforço escolar depois das aulas.
Os dados não são a resposta em si – mas podem (e devem) alimentar sua imaginação pastoral.
Insights + por Gloo
O conhecimento sobre o que está nos corações e mentes de sua comunidade prepara você para criar a mensagem e o ministério mais impactantes. Antes de Neemias começar a reconstruir o muro, ele reuniu informações sobre a comunidade (Neemias 2: 12–6). Neemias avaliou os fatos sobre o estado da comunidade e as necessidades de seus membros para entender melhor como ele poderia liderá-los e servi-los com eficácia.
Da mesma forma, os pastores e líderes da igreja podem entender melhor o que está acontecendo em sua comunidade, fazendo pesquisas sobre coisas como história da fé, objetivos da igreja, pontos fracos, gatilhos e muito mais. Esse processo de identificar traços comuns entre as pessoas que você atende é construir uma persona. Os pastores podem construir várias personas que representem os diferentes grupos que vivem em sua comunidade para que saibam como chegar a essas pessoas de uma forma mais pessoal e autêntica.
A ferramenta Insights + de Gloo torna mais fácil para os pastores criarem personas para que você saiba o que dizer, onde servir e como se conectar com pessoas que têm necessidades reais. Os pastores podem usá-lo para entender os pontos fortes da comunidade e as oportunidades de servir em torno da dinâmica familiar, saúde do casamento e situação financeira. O Insights + também pode ajudá-lo a compreender os estilos e tendências espirituais de seus fiéis, para que você possa desenvolver caminhos de discipulado que funcionem bem para suas motivações e estágio de vida.
E quando se trata de pessoas em sua comunidade que você ainda não conheceu? Criar personas irá capacitá-lo a documentar o que você sabe intuitivamente sobre sua comunidade, bem como descobrir novas percepções importantes que podem impulsioná-lo a relacionamentos mais ricos com pessoas cujos corações estão famintos pela esperança que sua igreja tem a oferecer.
Por meio da compreensão de seu povo – e das pessoas que você espera que sua igreja alcance – você pode planejar ministérios que atendam as pessoas onde estão e as conduzam a um relacionamento mais profundo, adoração que honre a Deus e crescimento espiritual.
Fonte: christianitytoday