O Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) suspendeu a peça teatral “Missa do Pecado” após protestos de estudantes cristãos da instituição, que ocorreram antes das apresentações marcadas para os dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro.
A peça, divulgada nas redes sociais da UFRGS e da Mostra anual do departamento, incluía uma descrição que chamou a atenção dos estudantes cristãos. Eles entenderam que o conteúdo atacava sua fé e, por isso, organizaram campanhas online e criaram um abaixo-assinado para levar à reitoria.
Em resposta ao adiamento, o grupo teatral criticou a controvérsia e declarou que as acusações de intolerância religiosa não eram verdadeiras. “A partir de um post em rede social, e apenas disso, alegam que estamos promovendo atos anti-cristãos e de intolerância religiosa”, afirmou o grupo em comunicado.
O grupo também destacou que a peça é uma obra de ficção e que eles não praticam atividades religiosas, mas sim produzem espetáculos teatrais. Além disso, informaram que acionaram o departamento jurídico para investigar ataques pessoais e ameaças recebidas.
Redação Exibir