Um estudo chamado Panorama Político 2024, realizado pelo Instituto de Pesquisa DataSenado em parceria com a Nexus, revelou que 42% dos evangélicos no Brasil afirmam não se identificar com nenhuma ideologia política. A pesquisa, feita entre 5 e 28 de junho de 2024, entrevistou 21.808 pessoas por telefone.
De acordo com os dados, 35% dos evangélicos se identificam com a direita, 8% com a esquerda, e 9% com o centro. O levantamento reflete o comportamento político conforme a identidade religiosa no Brasil.
O estudo aponta ainda que 40% dos entrevistados, em geral, não se consideram de nenhuma das ideologias mencionadas, como direita, esquerda ou centro.
A pesquisa também sugere que a fluidez das ideologias políticas, com partidos mudando frequentemente de posição, pode influenciar a percepção dos eleitores, que muitas vezes não se identificam com nenhuma corrente ideológica.
No caso dos evangélicos, a análise do cenário social parece estar voltada para questões práticas, como boa gestão pública e honestidade nas ações de governo, independentemente de serem de direita ou esquerda.
O estudo ainda observa que a baixa identificação dos evangélicos com a esquerda pode estar relacionada a questões morais e valores associados ao cristianismo, como a defesa da família tradicional.
Redação Exibir Gospel