Nesta quarta-feira (28), o diretor da assessoria de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, confirmou que o Papa Emérito Bento XVI teve piora em sua saúde.
“Posso confirmar que nas últimas horas houve uma deterioração devido ao avanço da idade. A situação no momento segue sob controle, constantemente acompanhada pelos médicos”.
Mais cedo, o Papa Francisco – que também passa por problemas de saúde – pediu orações ao seu antecessor de 95 anos. Francisco foi até o mosteiro Mater Ecclesiae, dentro do território do Vaticano, para visitar Bento XVI.
“Gostaria de pedir a todos uma oração especial pelo Papa Emérito Bento, que, no silêncio, está sustentando a Igreja. Lembremo-nos dele. Ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e sustente neste testemunho de amor à Igreja, até o fim”, foi o recado enviado pelo Papa.
Bento XVI renunciou ao papado em 28 de fevereiro de 2013. Ele foi o primeiro pontífice a abdicar do cargo dentro de 660 anos da história da Igreja Católica.
A saída dele, em menos de oito anos após ser eleito, já estava relacionada à sua idade avançada que não correspondia com os esforços físicos e mentais que o cargo exigia.
Redação Exibir Gospel / Leiliane Lopes