O livro de Ezequiel nos capítulos 38 e 39 fala sobre uma grande batalha de grandes nações contra Ezequiel. Um rei chamado Gogue, cujo povo é chamado de Magogue, lideraria os ataques contra Israel.
Para os especialistas em escatologia, Magogue são os russos, pois a região foi ocupada por Gogue, Mezeque e Tubal, filhos de Jafé que era filho de Noé.
É por isso que, para os estudiosos de escatologia, Gogue seria uma liderança russa marchando contra Israel. Mas afinal, qual é a relação dessa batalha que o presidente Vladimir Putin iniciou contra a Ucrânia com a grande batalha final anunciada na Bíblia?
O autor norte-americano Jeff Kinley tem vários livros escritos, entre eles um que foca nas profecias bíblicas e as crises entre os países {The End of America?: Bible Prophecy and a Country in Crisis], falou sobre a guerra nos países orientais em entrevista ao Faithwire.
Para ele, não há ligação com a profecia de Ezequiel, mas que o cenário está sendo desenhado para que os grandes reinos se voltem contra o Povo de Deus e, somente nessa época, iniciará a grande batalha final.
“Eu não acho que é disso que ele está falando neste caso em particular, mas certamente é um prelúdio ou uma prévia, se você preferir, de uma espécie de aquecimento para coisas que vão acontecer mais tarde”, disse Kinley também se referindo ao capítulo de Mateus 24.
Gogue e Magogue
Seguindo o entendimento entre os escatologistas, o autor americano reafirma que sim, a Rússia é o reino profetizado por Israel que se levantará com apoio do Irã.
“De uma perspectiva bíblica, sempre que você tem instruções dadas na Bíblia, você sempre começa com Israel sendo meio que o centro da bússola”, explicou Kinley. “E fala sobre essas nações que vêm dos confins do norte. Se você apenas fizer uma linha reta ao norte de Israel, você vai pousar no meio da Rússia.”
Redação Exibir Gospel