Uma igreja que estava submersa há 60 anos agora está visível na Catalunha, região nordeste da Espanha, por conta da grande seca que tem atingido o país nos últimos meses.
O templo em questão é a da vila San Romà que foi “engolida” pelas águas e agora é possível ver parte de sua torre por conta da queda no nível de água no reservatório de Sau.
A igreja Sant Romà de Sau foi submersa em 1962 quando as águas do rio Ter transbordaram e atingiram a profundidade de 23 metros.
Desde então, quando o nível do reservatório cai, é possível ver partes da igreja. Em secas extremas como a que está sendo registrada nestes meses, é possível ver o templo completamente descoberto.
A Espanha enfrenta ondas de secas, as mais severas aconteceram nos anos de 2017, 2012 e 2005. Sempre que o nível do lago baixa, é possível ver a construção antiga.
A igreja foi construída no século XI e hoje tem apenas parte da sua estrutura. A arquitetura da antiga igreja seguiu o estilo românico, mas sua história e beleza foram submersas e hoje faz parte das atrações turísticas da região quando as águas começam a baixar e é possível ver a torre no meio do rio.
Redação Exibir