A Igreja Mundial do Poder de Deus pode perder um dos seus maiores templos para que a entidade possa pagar dívidas cobradas na Justiça.
A decisão da Justiça de São Paulo é que a igreja localizada em Santo Amaro, Zona Sul da capital paulista, seja penhorada. O imóvel está avaliado em R$ 260 milhões.
Inaugurado em 2014, a megaigreja tem capacidade para receber 20 mil pessoas, com 46,9 mil metros quadrados de área construída. O imóvel, porém, está desocupado.
A decisão da penhora foi assinada pelo juiz Diogo Volpe Gonçalves Soares e se refere a um processo onde a igreja de Valdemiro Santiago tem que pagar R$ 881 mil de aluguéis atrasados de um templo na cidade de Ubatuba, no litoral paulista.
O imóvel de Ubatuba foi alugado pela Mundial em 2009. Mas desde 2017 a igreja passou a atrasar os pagamentos e o caso foi levado para a Justiça.
Em sua defesa, através dos seus advogados, a igreja não nega a dívida, mas diz que é uma organização religiosa “sem fins lucrativos” que se mantém apenas de doações e, por isso, não tem como pagar os valores abertos por conta do “caixa volátil”.
O caso já foi até a última instância e, por este motivo, não cabe mais recurso. Este é um dos mais de mil processos contra a Igreja Mundial referente a pagamentos atrasados de aluguéis.
Exibir Gospel / Leiliane Lopes