Siga nossas redes sociais
18/09/2024

Entretenimento

Unigrejas emite nota de repúdio a peça teatral em Universidade Pública que desrespeita cristãos brasileiros

Published

on

A União Nacional de Pastores Evangélicos (Unigrejas) emitiu, nesta quinta-feira (30 de agosto), uma nota de repúdio contra a peça teatral “Missa do Pecado”, promovida pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) durante a Mostra Anual de Teatro do Departamento de Arte Dramática, em Porto Alegre.

A peça, divulgada pelo perfil oficial da UFRGS Notícias no Instagram, está programada para ocorrer de 30 de agosto a 1º de setembro. A “Missa do Pecado” é apresentada pela fictícia “Profana Igreja da Insurreição da Carne”, o que provocou forte reação de líderes religiosos.

Em nota, a Unigrejas destacou que o Cristianismo é a religião predominante no Brasil, abrangendo cerca de 90% da população. A entidade considera que a peça atenta contra crenças religiosas e pode, em tese, violar o artigo 208 do Código Penal, que trata do escárnio e do vilipêndio de atos religiosos.

O presidente da Unigrejas, Bispo Eduardo Bravo, assinou a nota expressando total repúdio à peça, classificando-a como um desrespeito à fé dos brasileiros.

Leia na íntegra:

O perfil de Instagram da UFRGS Notícias anunciou publicamente a realização da peça intitulada “Missa do Pecado”, com convite da fictícia “Profana Igreja da Insurreição da Carne”.* Promovido pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Mostra Anual de Teatro do Departamento de Arte Dramática da referida universidade, o evento está marcado para ocorrer entre hoje (dia 30 de agosto) a 1º de setembro, na capital Porto Alegre.

Nota da Unigrejas:

É sempre relevante salientar que o Cristianismo é a religião de quase 90% da população brasileira. Apesar do exponencial crescimento evangélico, que deve se tornar maioria nas próximas décadas, o Catolicismo Romano ainda é a denominação de mais da metade dos brasileiros. Assim, infelizmente, a afronta dos promotores da peça teatral não está apenas atacando a crença da maioria da população, mas também escarnecendo publicamente da fé com provocações que claramente vilipendiam atos religiosos sagrados, tal qual a missa o é para os Católicos.

Na fé Católica, a Missa é o momento mais sagrado. A peça, simplesmente, ousa substituir Jesus no sacramento da Eucaristia pelo pecado, o que mais atenta contra a pessoa de Deus. É importante apontar que, em tese, pode estar sendo cometido crime contra o sentimento religioso, nos termos do artigo 208, do Código Penal, que tipifica o escárnio de crença e o vilipêndio de ato ou do objeto de culto religioso.

Desse modo, a União Nacional de Pastores Evangélicos manifesta seu total repúdio à peça teatral “Missa do Pecado”, haja vista que representa um grande desrespeito à fé de muitos brasileiros, o que jamais deveria ser objeto de escárnio e provocações.

São Paulo, 30 de agosto de 2024.

Bp. Eduardo Bravo – Presidente da UNIGREJAS