Por Jimmy Evans , Colaborador
A primeira coisa que uma mulher normal e saudável precisa que seu marido forneça é segurança .
O capítulo 5 de Efésios é a descrição de Deus sobre o casamento. O tema de Efésios para as mulheres é o respeito. Deus diz para tratar seu marido com honra. Trate-o como se fosse o Senhor Jesus, porque a necessidade mais importante do seu marido é a honra.
O padrão em Efésios para um marido é diferente do que para uma esposa. Diz para os homens: “Os maridos amam suas esposas assim como Cristo também amou a igreja e se entregou por ela”. Isso significa que o padrão para os maridos é o auto-sacrifício.
Pense em Jesus. Não temos que amar Jesus. A razão pela qual amamos Jesus é porque ele morreu por nós na cruz. Jesus não é um Deus imponente que fica sobre nós exigindo algo. Jesus foi para a cruz e fez por nós o que nunca poderíamos ter feito por nós mesmos. E assim, Jesus é a pessoa mais amada de todos os tempos. Mais do que qualquer líder político, ou qualquer outra pessoa na história do mundo, as pessoas amam Jesus Cristo, porque Jesus estava disposto a dar sua vida por outra pessoa.
Os maridos podem ganhar respeito da mesma maneira. Os maridos não podem exigir respeito ou afeto de suas esposas. Não podemos sair por aí exigindo, mas podemos merecê-lo. Admiração e afeto vêm pelo que estamos dispostos a sacrificar.
Não há nada que faça uma mulher se sentir mais segura do que um homem abnegado e sacrificial. Não há nada que faça uma mulher se sentir mais insegura do que um homem egoísta e imparcial.
Os homens não precisam de segurança como as mulheres precisam de segurança. Precisamos de segurança, mas nos sentimos seguros em nós mesmos. É por isso que não vamos parar para pedir informações. Nós pensamos: “Eu posso chegar lá”. Como resultado, na minha família, foram grandes exploradores. Eu tenho uma bússola “aqui”. Acho que estou cuidando disso. Mas minha esposa está dizendo para pedir direções porque a segurança dela não vem “daqui”.
A necessidade de segurança não é uma fraqueza. É baseado na necessidade. Ela precisa que seu mundo esteja certo. Ela precisa de você. Ela precisa do seu presente. Ela precisa de sua força. Ela precisa da sua compreensão e parceria para ajudar a consertar o mundo dela. Ela precisa de um marido que venha até ela e diga: “Estou aqui para ajudar. E eu vou sacrificar. Eu farei o que for preciso. ”
Para um homem ter um casamento bem-sucedido, ele precisa aprender a entender tudo na vida de sua esposa que a faz se sentir segura. Isso pode significar que você está preocupado com as crianças. Você está preocupado com as finanças. Você está preocupado com as emoções dela. Você está preocupado com a espiritualidade do lar. Você está preocupado com o trabalho dela. Você está preocupado com a máquina de lavar quebrada.
Então você comunica que vai ajudá-la. Você a deixa saber que vai entrar no mundo dela e fazê-la se sentir segura, em vez de dizer a ela: “Não importa.” Ou “Quem se importa?” Ou “Vai ficar tudo bem”.
Algumas coisas que não incomodam um homem realmente, realmente incomodam uma mulher. Todas as palestras do mundo nunca irão mudá-la, não mais do que ela mudará você quando se sentir insegura. Só há uma coisa que a fará se sentir segura: saber que você se importa. Não importa se você concorda ou discorda. Não importa que você veja da mesma maneira. A única coisa que importa é que ela se sinta segura.
Quando Karen e eu nos casamos, fui completamente egoísta. Eu jogaria golfe o tempo todo, trabalharia o tempo todo. Então eu chegava em casa e Karen dizia: “Estou preocupada com as crianças”, “Estou preocupada com nossas finanças”, “Estou preocupada com isso e aquilo”. Então, eu meio que olharia para ela. Às vezes eu dava um sermão para ela. Eu diria: “Tudo bem” ou “não há nada com que se preocupar”. Percebi que nada disso nunca ajudou. Quando eu dizia: “Vai ficar tudo bem”, em vez de acalmá-la, ela ficava tensa. Eu pensava: “O que há de errado com você? Relaxar!”
Ela não conseguia se comunicar comigo: “Estou tensa porque você não se importa. Você não está sintonizado. Você não me escuta. É tudo sobre você. Estou te dizendo, estou preocupado com as crianças e não quero uma palestra. Eu não quero que você role seus olhos para mim. Eu não quero que você me diga que não importa. Ou que vai ficar tudo bem. Eu quero que você se conecte. Quero que você entenda e quero que me ajude a consertar. ”
A resposta do marido nessas ocasiões deve ser: “O que for preciso. Se eu tiver que dizer não para meus amigos, se eu tiver que dizer não para o trabalho, se eu tiver que dizer não para mim mesmo, se eu tiver que dizer não para o futebol, eu farei. ”
Lembro-me da primeira vez que olhei para Karen e disse: “Lamento ter sido insensível. Eu invalidei tudo o que você disse. Eu revirei meus olhos. Eu dei uma aula para você. Eu chamei você de nomes. Eu te tratei como se você fosse estúpido. Sinto muito por ter feito isso. De agora em diante, tudo o que você precisar, eu pego. Se precisarmos conversar, conversaremos. Isso não significa que você está certo sobre tudo, mas se disser algo que seja uma necessidade genuína, não será necessário pedir duas vezes. Estou comprometido.”
E aqui estava sua resposta: ela relaxou. Eu tentei dar um sermão e intimidá-la para que relaxasse, mas nunca consegui. Mas quando eu finalmente me conectei com ela e comecei a atender às suas necessidades com sacrifício, foi quando ela começou a relaxar e se abrir para mim.
O casamento é muito mais fácil quando você simplesmente se torna humilde e diz: “Diga-me o que você precisa e o que deseja que eu faça”.
Dê o próximo passo para um grande casamento juntando-se a mim no Desafio de Casamento dos Homens do Promise Keepers, projetado com toneladas de conteúdo de casamento revolucionário com os homens em mente. Qualquer homem, em qualquer lugar, a qualquer hora, pode participar do desafio por meio do aplicativo gratuito Promise Keepers .
Para obter mais informações, visite Promessakeepers.org/marriage/
Jimmy Evans é o fundador e presidente da XO Marriage, um ministério que se dedica a ajudar casais a prosperar em casamentos e famílias fortes e gratificantes. Jimmy e sua esposa, Karen, são co-apresentadores de MarriageToday, um programa de televisão nacionalmente distribuído. Ele também serve como Ancião Apostólico da Trinity Fellowship Church em Amarillo, Texas. Jimmy possui um doutorado honorário em literatura pela The King’s University e é autor de mais de dezessete livros.
Siga-o no Twitter e Instagram .