Siga nossas redes sociais
25/11/2024

Destaques

Milhões irão para passar o Natal atrás das grades: Capelães são chamados para dar esperança aos que sofrem

Published

on

Compartilhe

Para os milhões de americanos atrás das grades – e suas famílias – o Natal costuma ser um feriado doloroso. É por isso que os ministérios prisionais visam fornecer encorajamento extra durante esta época do ano. 

Cerca de dois milhões de americanos passarão as férias encarcerados. Mais de 1.000 desses presos estão alojados em Virginia Beach Correctional Facility em Virginia Beach, VA. Embora possa ser um momento agridoce para os presos, para os ministros que os visitam, eles os lembram que as férias oferecem a beleza do perdão de Deus. 

“O que fazemos é colocar os capelães nas prisões onde eles pertencem”, disse o capelão Joe Kelty. “Mas trabalhar em uma prisão é uma coisa muito difícil. Então, tentamos ajudar os funcionários e os policiais a entender que não estamos aqui apenas para os presos, estamos aqui para as pessoas. E Deus ama as pessoas.” 

A maioria dos internos da VB Correctional são réus primários e Kelty frequentemente serve como sua tábua de salvação para a esperança. 

“Essa é a interceptação. É a grande comissão de ajudar outras pessoas a lidar com suas dificuldades e ajudá-las a encontrar Deus em meio a suas lutas”, disse ele. 

Kelty faz parte do Good News Jail and Prison Ministry , uma rede sem fins lucrativos de 400 capelães em 22 estados, 1 território americano e 25 países. Os voluntários pregam o evangelho e ajudam pessoas de todas as religiões a lidar com a vida na prisão. 

“Uma das partes mais emocionantes do trabalho é quando um preso descobre que um ente querido morreu do lado de fora”, disse Kelty. “E aqui estão eles na prisão e não podem ficar com a família. Essas são algumas das conversas mais difíceis, mas também as mais significativas.” 

O Natal chegou à prisão no início deste ano. Kelty e outros voluntários do programa espalharam alegria na forma de cartões de Natal e selos postais, meias novas, biscoitos e um livro de atividades com a mensagem do evangelho. 

“Tenho mais fé agora do que nunca”, disse Jesus, um detento.

Jesus, 32, está preso há nove meses, com mais seis meses pela frente. Ele diz que a única coisa que quer no Natal é paciência para terminar a frase.

“Ele me livrou de tantas coisas”, disse o preso. “Minha vida poderia ser pior. Sei que estou em uma situação que não é bonita, mas estou vivo. Ainda tenho uma segunda chance e essa é a graça Dele.” 

O programa de capelão é um dos poucos disponibilizados aos internos durante seu tempo nas instalações do VB. E aquele que lhes dá esperança quando tudo o mais pode parecer sem esperança.

“Sua vida acabou (na prisão)”, explicou Kelty. “Se alguma vez houve um momento em que você se voltaria para Deus, provavelmente é quando você está passando por algo assim.” 

O vice-chefe Rocky Holcomb está na equipe do Gabinete do Xerife de Virginia Beach há mais de 30 anos. Ele também serviu na Virgínia como delegado estadual e disse que Deus chama mais pessoas para a prisão do que em qualquer outro lugar. 

“As pessoas que estão encarceradas aqui estão pagando uma dívida com a sociedade. Mas entendemos que eles também são seres humanos”, disse Holcomb. “E eles certamente merecem ter essa visão de esperança de que há algo fora daqui e eles certamente podem mudar suas vidas.” 

Em Mateus 25: 36 – 40 Jesus disse: “Eu estava nu e você me vestiu, eu estava doente e você me visitou, eu estava na prisão e você veio a mim.” Quando seus discípulos perguntaram: ‘Senhor, quando fizemos essas coisas?’ Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” 

Kelty disse que vemos o coração de Deus nesta passagem, convidando a todos nesta época de Natal para abençoar nossas comunidades abençoando outras pessoas. 

Fonte: CBNNEWS