Junho pode marcar o primeiro mês do verão, mas este ano, o mês também marca a segunda das quatro superluas que acontecem em 2022.
A próxima lua cheia está programada para começar na manhã de terça-feira. Não será visível até que se levante acima do horizonte mais tarde naquela noite. O Almanaque do Velho Fazendeiro sugere olhar para o sudeste para ver a lua nascer, e ela parecerá grande e em tons dourados.
De acordo com o Space.com , a lua cheia de terça-feira é a segunda de quatro superluas consecutivas em que a lua cheia de um mês coincide com a lua no perigeu ou próximo, seu ponto mais próximo da Terra em sua órbita mensal. Parece um pouco maior e mais brilhante do que uma lua cheia típica.
O termo “superlua” refere-se a uma lua nova ou cheia que ocorre quando a Lua está a 90% do perigeu, sua aproximação mais próxima da Terra, de acordo com a NASA .
Outras luas cheias que serão visíveis da América do Norte neste verão ocorrerão em 13 de julho e 11 de agosto.
A lua cheia de junho ou lua de “morango”, como é conhecida por várias tribos nativas americanas, marcou o amadurecimento de morangos “de junho” que estão prontos para serem colhidos, de acordo com o The Old Farmer’s Almanac . Também marca a última lua cheia da primavera ou a primeira do verão, mas infelizmente não terá nenhuma cor.
A origem do nome “Strawberry Moon” não tem nada a ver com a cor da lua, segundo o The Almanac . Sua aparência avermelhada quando a lua está próxima do horizonte se deve aos seus raios de luz refletidos que passam pela camada mais densa da atmosfera terrestre.
Ao longo dos séculos, esta lua foi conhecida por vários nomes, incluindo Blooming Moon, Green Corn Moon, Hoer Moon, Birth Moon, Egg Laying Moon, Hatching Moon, Honey Moon e Mead Moon.
A palavra “lua de mel” remonta a pelo menos os anos 1500 na Europa. A tradição de chamar o primeiro mês de casamento de “lua de mel” pode estar ligada a essa lua cheia por causa do costume de se casar em junho ou porque a “Lua de Mel” é a lua “mais doce” do ano, segundo a NASA .
A agência informa que a próxima lua cheia começará na terça-feira de manhã às 7h52, no leste. Menos de 12 horas depois, às 19h24, a lua estará no perigeu, seu ponto mais próximo da Terra para esta órbita. Esta lua cheia está perto o suficiente do perigeu para ser uma superlua.