Siga nossas redes sociais
24/10/2024

Destaques

Amazing Grace: Cantar louvor melhora a saúde do coração, diz nova pesquisa

Published

on

Compartilhe

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina de Wisconsin, em Milwaukee, revelou que o ato de cantar, incluindo o hino “Amazing Grace”, pode trazer benefícios para a saúde cardiovascular de pessoas com mais de 55 anos e com histórico de doença arterial coronariana. O estudo foi divulgado recentemente e focou nos efeitos do canto sobre a saúde de pacientes mais velhos, sem considerar o impacto de músicas específicas.

O estudo mostrou que cantar por 30 minutos melhora a função dos vasos sanguíneos, especificamente a circulação endotelial microvascular, em indivíduos com idade média de 67,7 anos. Esse efeito positivo do canto é comparável ao de exercícios físicos moderados, o que é significativo para pessoas idosas que muitas vezes enfrentam limitações físicas que dificultam a prática de atividades físicas tradicionais.

Durante a pesquisa, os participantes tiveram a liberdade de escolher as músicas que queriam cantar. “Amazing Grace” foi a canção que demonstrou ter o maior efeito positivo na saúde cardiovascular, superando outras músicas como “Hey Jude”, “Jolene” e “This Land is Your Land”, que também mostraram benefícios.

Os pesquisadores sugerem que o canto pode ser considerado uma forma de terapia simples e segura para idosos, principalmente para aqueles que têm dificuldades em seguir recomendações de atividade física. O estudo destaca ainda que a música como terapia é atraente devido ao seu baixo risco, facilidade de uso e acessibilidade.

“A música como terapêutica é atraente por uma variedade de razões, tais como risco mínimo para os pacientes, facilidade de uso, acessibilidade e sua difusão entre culturas”, afirmou o estudo. Ele ainda sugere que os benefícios do canto podem se sobrepor aos do exercício físico moderado, como caminhar em um ritmo moderadamente rápido.

Redação Exibir Gospel