A cantora Aymeê Rocha causou polêmica nas redes sociais ao apresentar a música “Evangelho de Fariseus” durante sua participação no programa musical Dom Reality, organizado pelo empresário Paulo Alberto. A música, que viralizou nas redes, foi compartilhada por diversos internautas, incluindo a senadora Damares Alves.
Com uma letra que critica o comportamento de parte do mundo evangélico, a música faz menção a campanhas e eventos voltados para interesses próprios, destacando que o Reino teria se transformado em um negócio e que o dízimo estaria acima dos corações.
Apesar de ter sido elogiada por muitos, incluindo os jurados do programa, que se emocionaram com a apresentação, a música também recebeu críticas. O pastor Tassos Lycurgo, por exemplo, presidente da igreja Defesa da Fé, em Natal, comentou que a música seria uma forma de disseminar “mentiras perversas sobre a igreja do Senhor”.
Outro ponto levantado foi a generalização feita pela letra, como apontado pelo cantor Marcos Sal da Terra, que destacou a coexistência de “joio e trigo” na igreja e afirmou que a generalização seria infiel às Escrituras Sagradas.
“Nós? Vírgula! Nem todos se perderam, ou se perderão. A verdade é que Joio e trigo estarão juntos até o dia do juízo final, quando Jesus virá e, Ele mesmo, vai separar (…) A generalização é infiel às Escrituras Sagradas, mesmo nos dias de Noé houve exceção. Esquecer do trigo é negar a graça e anular todo sacrifício de Cristo na cruz, diz Marcos.
Por outro lado, os jurados do programa defenderam a importância da mensagem da música, ressaltando que ela trazia “verdades” que precisavam ser ouvidas por uma geração que estaria mais preocupada em prosperar do que em ajudar o próximo.
“Minha irmã, não pare de cantar essas verdades, não pare de alertar ao povo que está apático, pensando só em seus interesses, que está trabalhando para prosperar, mas não para tirar as pessoas da pobreza”, disse Marcos Freire, um dos jurados do programa que ficou bastante emocionado com a canção.
Redação Exibir Gospel