Após pedido de movimento cristão, presidente disse cogitar criação do Dia Nacional da Bíblia
Em uma reunião com representantes de um proeminente movimento evangélico venezuelano, o presidente Nicolás Maduro anunciou na quinta-feira a criação da Universidade Teológica Evangélica da Venezuela, dizendo que o país irá abrir suas portas para “evangélicos de toda a América”, segundo a mídia local
A nova universidade, segundo o presidente, será um “exemplo ao mundo” e será comandada pelo Ministério da Educação. Um dia antes, Maduro havia anunciado a criação da laica Universidade Internacional das Comunicações, com sede em Caracas , com a intenção de criar pontes com faculdades de toda a América Latina e do Caribe.
A crise econômica que toma conta do país há seis anos afeta gravemente o sistema educacional. Muitos dos educadores que continuam na Venezuela se viram forçados a mudar de profissão , pois seus salários tornaram-se praticamente sem valor após anos de hiperinflação.
Durante a reunião com oMovimento Cristão Evangélicopela Venezuela, Maduro também instituiu o Dia Nacional do Pastor, a ser celebrado em 15 de janeiro, junto ao Dia do Professor, segundo a mídia local. A proposta foi enviada por integrantes do movimento como uma homenagem ao pastor americanoMartin Luther King , coincidindo com a data de nascimento de um dos principais líderes do movimento dos direitos civis nos EUA. King nasceu no estado americano da Geórgia em 1929 e foi assassinado em 1968, aos 39 anos.
Preparemos uma celebração bonita para 15 de janeiro, celebraremos juntos — disse o presidente.
Em maio de 2018, antes da eleição que resultou na controversa reeleição de Maduro, a Rede Nacional de Ministros Religiosos da Venezuela manifestou apoio à sua candidatura. A eleição, boicotada pela oposição e questionada por diversos países, teve número recorde de abstenções.
Durante o encontro, Maduro também pediu o desenvolvimento de um poderoso movimento cristão em todo o país, pedindo orações pelo bem da pátria, segundo o jornal El Nacional.
— Acredito no Cristo Redentor, no Cristo de todos os povos que enfrentou os fariseus. O Cristo que foi valente em sua busca por justiça, por igualdade, e pediu respeito aos humildes — afirmou Maduro.
Outra proposta avaliada pelo presidente é a criação do Dia Nacional da Bíblia , após pedido de um pastor do movimento evangélico. A proposta diz que, em 26 de setembro, a Bíblia deve ser lida em todas as universidades, liceus, escolas e instituições públicas e privadas do país.
Em vídeo publicado no Twitter pela Venezolana de Televisón, canal público de TV, o presidente pergunta ao pastor o motivo pelo qual o dia foi escolhido. Segundo o pastor, 26 de setembro foi o dia em que a primeira Bíblia em espanhol foi impressa, na Espanha.
— Vamos avaliá-lo. Me parece uma boa ideia, então vamos avaliar bem — disse Maduro.
Com informações O Globo