Siga nossas redes sociais
16/01/2025

Destaques

Mundo enfrenta fome de “proporções bíblicas” sobre pandemia de Covid-19 alerta ONU

Published

on

Compartilhe

Ações urgentes e imediatas são necessárias para evitar a fome generalizada de “proporções bíblicas”, pois a pandemia de coronavírus agrava as crises mundiais de alimentos existentes, alertou o chefe do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PAM) em 21 de abril.

Pelo menos 265 milhões de pessoas estão à beira da fome pela crise do Covid-19, o dobro do número ameaçado antes da pandemia , disse David Beasley , diretor executivo do PMA, David Beasley , em uma sessão virtual do Conselho de Segurança da ONU.

“Não estamos falando de pessoas que vão dormir com fome. Estamos falando de condições extremas, status de emergência – pessoas literalmente marchando à beira da fome. Se não conseguirmos comida para as pessoas, as pessoas vão morrer ”, alertou Beasley.

Em 2020, o mundo já está enfrentando a pior crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial, devido a vários fatores, incluindo as guerras na Síria e no Iêmen, e extensa atividade terrorista nos países do Sahel central, fazendo com que dezenas de milhares deixem suas casas. . Na África Oriental, a pior praga de gafanhotos em décadas já colocou cerca de 70 milhões de pessoas em risco de insegurança alimentar aguda.

A pandemia de Covid-19, que ninguém poderia prever, “nos levou a um território desconhecido”, acrescentou. “Esta é uma tempestade perfeita. Estamos analisando uma fome generalizada de proporções bíblicas.

“Isso é realmente mais do que apenas uma pandemia – está criando uma pandemia de fome. Esta é uma catástrofe humanitária e alimentar. ”

Ele acrescentou: “No pior cenário, poderíamos estar vendo fome em cerca de três dúzias de países e, de fato, em dez desses países já temos mais de um milhão de pessoas por país à beira da fome. “

Beasley instou os líderes mundiais a antecipar US $ 2 bilhões (£ 1.6 bilhões) da ajuda prometida, para que ela possa chegar à linha de frente o mais rápido possível, com um aviso severo. “Se não pudermos alcançar essas pessoas com a ajuda que salva vidas, 300.000 pessoas poderão morrer de fome todos os dias durante um período de três meses. Isso não inclui o aumento da fome devido ao Covid-19. ”

Continue Reading
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.