O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta queda na aprovação entre católicos e evangélicos, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (4), em todo o país. Pela primeira vez em seu governo, a maioria dos católicos desaprova sua gestão: 53% contra 45% que aprovam.
Há dez meses, a situação era bem diferente. Na época, 60% dos católicos aprovavam Lula, enquanto 37% o desaprovavam.
Entre os evangélicos, o cenário é ainda mais negativo. Apenas 30% aprovam o governo, enquanto 66% demonstram desaprovação. Esses números se mantêm estáveis em relação à pesquisa feita há dois meses.
A pesquisa também indica que o governo parece ter deixado de priorizar uma comunicação voltada ao público evangélico, algo que foi mais evidente no primeiro ano de mandato.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas de forma presencial, entre os dias 30 de maio e 2 de junho, em todo o Brasil.
Além dos números nas pesquisas, Lula perde força também nas redes sociais. Dados da consultoria Ativaweb apontam que suas contas oficiais no Instagram e Facebook perderam um milhão de seguidores nos últimos seis meses.
O motivo seriam as crises provocadas por denúncias de descontos fraudulentos no INSS e pelo aumento do IOF. As declarações da primeira-dama, Janja da Silva, também geraram picos de menções negativas.
Redação Exibir Gospel