Siga nossas redes sociais
25/11/2024

Destaques

Postagem falsa tenta ligar a Igreja Assembleia de Deus ao racismo

Published

on

Compartilhe

Circula pelas redes sociais uma montagem falsa que atribui a Charles Fox Parham a fundação da Igreja Assembleia de Deus e o tenta ligar a uma frase racista, como se ele se recusasse a ser enterrado ao lado de uma pessoa negra.

Criada para denegrir os evangélicos, a publicação falsa levou internautas a deixarem vários comentários contra os evangélicos.

O que se pode dizer sobre o caso é que Parham não foi o fundador da Assembleia de Deus nos Estados Unidos, nem no Brasil. Segundo o Estadão, o homem dirigiu escolas bíblicas e criou o movimento Fé Apostólica, que influenciou diferentes grupos pentecostais.

A frase Quando eu morrer não me enterrem ao lado de um negro”, não pode ser confirmada se foi ou não dita por Parham, que nasceu em em 1873, na cidade de Muscatine, em Iowa, e morreu em 1929, em Baxter Springs, no Kansas.

Apesar de ser o fundador do  movimento Fé Apostólica no início do século XX, o pregador foi afastado em 1907. O que se sabe sobre Parham é que ele reproduzia o racismo do seu tempo, como outros pastores norte-americanos faziam na época em que os Estados Unidos vivia em um regime de segregação.

Redação Exibir Gospel