JERUSALÉM, Israel – O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky evocou o Holocausto em um discurso virtual ao parlamento de Israel no domingo e exortou o Estado judeu a tomar uma posição mais forte contra a Rússia.
Em um apelo emocional sobre Zoom, Zelensky acusou Moscou de tentar realizar sua própria “Solução Final” contra o povo ucraniano – o termo que os nazistas usaram para seu genocídio contra o povo judeu.
“Você se lembra disso e nunca esquecerá, com certeza”, disse ele. “Mas você deveria ouvir o que está vindo de Moscou agora. Eles estão dizendo as mesmas palavras agora: ‘solução final’. Mas desta vez é sobre nós, sobre a questão ucraniana.”
Zelensky, que é judeu, observou que a invasão da Ucrânia pela Rússia começou em 24 de fevereiro, no mesmo dia em que o Partido Nazista foi fundado na Alemanha em 1920.
Zelensky disse: “102 anos depois, em 24 de fevereiro, uma ordem criminal foi emitida para iniciar uma invasão russa em larga escala da Ucrânia. A invasão, que já custou milhares de vidas, deixou milhões de desabrigados. Fez deles exilados.”
“Esta invasão russa da Ucrânia não é apenas uma operação militar, como afirma Moscou. Esta é uma guerra em grande escala e traiçoeira destinada a destruir nosso povo. Destruindo nossos filhos, nossas famílias. Nosso estado. Nossas cidades. Nossas comunidades. Nossa cultura. E tudo o que torna os ucranianos ucranianos”, acrescentou Zelensky.
O presidente observou o ataque russo em Kiev que danificou Babyn Yar, o local onde os nazistas assassinaram quase 34.000 judeus na capital da Ucrânia em 1941.
“O povo de Israel, você viu como os foguetes russos atingiram Babi Yar. Você sabe o que significa este lugar, onde as vítimas do Holocausto estão enterradas”, disse ele.
Zelensky pediu a Israel, que surgiu como mediador entre a Ucrânia e a Rússia, que escolha um lado na guerra.
“Pode-se perguntar por muito tempo por que não podemos aceitar armas de vocês ou por que Israel não impôs sanções contra a Rússia, por que vocês não estão pressionando os negócios russos”, disse ele. “A escolha é sua, queridos irmãos e irmãs.”
Zelensky acrescentou: “Você pode mediar entre países, mas não entre o bem e o mal… Eu poderia perguntar por que não recebemos proteção de Israel. Por que não estamos recebendo sua Cúpula de Ferro que protegeria os judeus da Ucrânia? Israel aderiu ao regime de sanções contra a Rússia?”
Fonte:https://www1.cbn.com/cbnnews/israel/