O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), ordenou o bloqueio imediato do Telegram à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e o app de troca de mensagens deve deixar de funcionar no país em algumas horas.
Sem escritório no país, o aplicativo russo não recebeu os diversos ofícios solicitando reuniões com representantes da empresa para tratar do combate a fake news e para excluir as ligadas ao blogueiro Allan dos Santos.
Além de estabelecer multa diária de R$ 500.000,00 para o descumprimento da decisão de bloqueio, Alexandre de Moraes também vai multar usuários que tentarem acessar o Telegram de outros meios, como por exemplo usar o proxy de outros países.
“As pessoas naturais e jurídicas que incorrerem em condutas no sentido de utilização de subterfúgios tecnológicos para continuidade das comunicações ocorridas pelo Telegram estarão sujeitas às sanções civis e criminais, na forma da lei, além de multa diária de R$ 100.000,00 (cem mil reais)”, diz o despacho do ministro.
Fonte Redação Exibir Gospel