O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Cristão. Sendo assim, através da nº 14.419 de 20/07/2022, fica instituído em todo o país que todo o segundo domingo do mês de junho será celebrado o Dia Nacional do Cristão.
O PL foi apresentado em agosto do ano passado pela deputada Dra. Soraya Manato (União Brasil-ES) em conjunto com o deputado federal Eli Borges (PL-TO), com a assinatura de outros parlamentar como Cezinha de Madureira (PSD-SP), Carla Dickson (PROS-RN), Abílio Santana (PSC-BA), entre outros.
O objetivo da data comemorativa é celebrar a fé da maioria da população. Segundo dados do IBGE, 87% dos brasileiros se declaram católicos.
“A instituição do Dia Nacional do Cristão atende, portanto, ao critério de alta significação para o maior segmento religioso existente no País”, diz o texto.
“Seus valores religiosos, éticos e morais constituem fundamento de alta expressão na constituição da sociedade brasileira, sendo oportuna a instituição de uma data comemorativa que os exalte e promova seu permanente fortalecimento, a par das comemorações litúrgicas específicas próprias de cada segmento cristão”, completa a justificativa.
Redação Exibir