Siga nossas redes sociais
25/11/2024

Destaques

Encontro de Roma dos Acordos de Abraão As Nações Marcam o Ponto de Virada no Oriente Médio

Published

on

foto reprodução
Compartilhe

ROMA, Itália – A assinatura dos Acordos de Abraham em 2020 marcou uma virada histórica no Oriente Médio. Em uma reunião em Roma na semana passada, líderes de várias nações começaram a trabalhar para espalhar os princípios dos acordos para outras nações.

O evento em Roma foi chamado de Cúpula de Liderança Global dos Acordos de Abraham e foi o primeiro encontro desse tipo a expandir, desenvolver e fortalecer os acordos, que foram assinados na Casa Branca em 15 de setembro de 2020.

A cúpula reuniu embaixadores, diplomatas, líderes religiosos e decisores políticos. O ex-embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, foi o anfitrião do encontro.

“É um evento incrível, onde temos dezenas de líderes de todo o mundo reunidos para aprender conosco, o país da região que alcançou a paz, como conseguimos e o que podemos fazer para ajudá-los”, disse Danon à CBN Notícia.

Tomas Sandell, diretor da Coalizão Européia por Israel, acredita que a cúpula é importante por dois motivos. “Uma é que os Acordos de Abraham existem há dois anos e todos estão se perguntando o que vem a seguir; e acho que esta conferência tentará abordar essa questão”, disse Sandell.

Ele acrescentou que a segunda razão para a importância da cúpula é sua localização. “Acho significativo que esta conferência esteja ocorrendo na Europa, em Roma, e acho que precisamos olhar e ver como podemos envolver mais os países europeus para que a Europa possa desempenhar um papel construtivo no Oriente Médio.”

Um tema importante da conferência foi a ênfase nos valores familiares tradicionais das religiões abraâmicas do cristianismo, judaísmo e islamismo.

“Os valores familiares tradicionais são o cerne de qualquer esforço de paz que queremos fazer”, explicou Imam Mohammad Tawhidi, vice-presidente do Conselho Global de Imams. “Sem basear nossos principais objetivos comuns nos valores familiares, não podemos realmente almejar proteger essa família.”

Dr. Elie Abadie, rabino sênior dos Emirados Árabes Unidos, expressou preocupação com a deterioração das normas culturais no Ocidente. “Infelizmente, devo dizer que, no Ocidente, os valores familiares tradicionais têm se desgastado cada vez mais nos últimos 60 anos”, disse ele. “E agora, depois de ter se mudado para morar nos Emirados Árabes Unidos nos últimos dois anos e meio desde os Acordos de Abraham, meio que o PP nos lembrou novamente desses valores queridos – valores das eras em milênios.”

O pastor Cash Luna Lam dirige a Casa de Dios, a maior igreja da Guatemala. Ele concorda que é importante que os líderes das religiões representadas nos Acordos de Abraão encontrem um terreno comum.

Ele disse: “É importante para mim porque estamos falando sobre os Acordos de Abraão e então compartilhamos o mesmo, compartilhamos o passado, as três religiões que vêm de Abraão e acho que precisamos compartilhar o futuro também”.

A “paz econômica” também desempenhou um papel importante no encontro, pois os líderes compartilharam como a prosperidade comum entre os signatários pode promover a paz. A geopolítica em torno da região ainda está mudando, já que a China está cortejando a Arábia Saudita. Mesmo assim, o embaixador Danon deu a entender aos participantes que os sauditas podem ser o próximo país a aderir aos Acordos de Abraham.   

“Trabalhamos com os sauditas há muitos anos discretamente e espero que dentro de um ano possamos ter outra cerimônia de assinatura com os sauditas. Queremos paz no Oriente Médio e a Arábia Saudita é um parceiro muito importante para nós”, disse Danon.

A cúpula terminou com a assinatura de um compromisso de valores abraâmicos, juntamente com o objetivo de espalhar o espírito dos Acordos de Abraão para as nações. 

Fonte: CBNNEWS