O escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas postou no Twitter na semana passada agradecendo a China por doar US$ 800.000 para apoiar o trabalho de direitos humanos.
No fim de semana, críticos perplexos responderam ao post criticando a organização por ignorar os abusos chineses dos direitos humanos. Os críticos também pediram que os Estados Unidos retirassem o financiamento da ONU.
“Obrigado #China por doar US$ 800.000 para apoiar o trabalho de #direitoshumanos de nosso escritório. Você também pode doar: https://ohchr.org/en/donation”, twittou o escritório de direitos humanos da ONU, liderado pelo alto comissário Volker Türk.
O Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos foi criado em 1993 e se descreve como a “entidade líder da ONU em direitos humanos”, de acordo com seu site .
O escritório é responsável por “enfrentar as violações mais prementes dos direitos humanos, tanto agudas quanto crônicas, particularmente aquelas que colocam a vida em perigo iminente”.
Após o post da ONU nas mídias sociais agradecendo a China por sua doação, críticos enfurecidos criticaram a organização por fechar os olhos às violações de direitos humanos cometidas pelo governo chinês contra os uigures, um grupo minoritário muçulmano que vive em Xinjiang, China.
O Museu Memorial do Holocausto dos EUA chamou os ataques do governo chinês à comunidade uigur de “alarmantes em escala e gravidade” após um relatório de novembro de 2021 intitulado “‘Para nos fazer desaparecer lentamente’: o ataque do governo chinês aos uigures”.
O relatório constatou que o PCC está cometendo “vários crimes contra a humanidade”, incluindo “esterilização forçada, violência sexual, escravidão, tortura, transferência forçada, perseguição e prisão ou outra privação severa de liberdade física”.
O senador republicano da Flórida, Marco Rubio, respondeu à postagem da ONU, afirmando : “O Partido Comunista Chinês que apóia os direitos humanos é ridículo. Os @UNHumanRights deveriam saber melhor. Em vez disso, eles desviam os olhos do genocídio bárbaro dos uigures em #Xinjiang.”
O advogado de direitos humanos e CEO do Fórum Jurídico Internacional Arsen Ostrovsky escreveu : “O @UNHumanRights agradecendo a #China por apoiar seu ‘trabalho de direitos humanos’. Outro lembrete de que o @UN é uma piada completa e absoluta!”
O representante republicano Jim Banks, de Indiana, pediu que os Estados Unidos encerrassem o financiamento da ONU.
“Patético! Se a @ONU quer continuar trabalhando para o #CCP, os dólares dos impostos americanos não deveriam pagar por isso”, afirmou Banks .
O oficial do Alto Comissariado para Direitos Humanos da ONU emitiu um relatório em agosto sobre as preocupações de direitos humanos em Xinjiang; no entanto, o Conselho de Direitos Humanos da organização rejeitou a realização de uma discussão sobre o assunto.
Fonte: https://www.theblaze.com/news