A maioria dos brasileiros é contra o aborto, é isso que mostra uma pesquisa realizada pela Hibou – empresa de pesquisa e insights de mercado, comportamento e consumo – no estudo intitulado de “Assuntos Polêmicos – 2023”.
A empresa ouviu 1.400 brasileiros sobre temas como uso de máscaras, inelegibilidade de políticos cassados, a participação de subcelebridades na política, cotas para pessoas pobres e cotas raciais.
Sobre o aborto, 58% dos brasileiros reprovam a prática, enquanto 25% apoiam essa medida. No entanto, quando as circunstâncias envolvem estupro ou doença grave, a opinião pública se torna mais branda, com 66% da população favorável à interrupção da gestação e 14% em desacordo.
A pesquisa também quis saber sobre a responsabilidade de decidir sobre a vida de terceiros, como no caso de uma ordem de não ressuscitação durante uma parada cardíaca, os ânimos se exaltam: para 51%, essa atitude é vista como uma conduta negativa, enquanto apenas 30% conseguem enxergar algo positivo nessa abordagem.
Sobre o suicídio assistido, 54% dos brasileiros são contra a prática. Esse ato, que envolve uma decisão individual de tirar a própria vida, com o apoio de terceiros e acompanhamento médico, encontra uma mínima aceitação de apenas 19% na sociedade.
“Em um país onde os dilemas éticos e morais são constantemente debatidos, esses temas sensíveis continuam a dividir a opinião pública, gerando discussões acaloradas e alimentando a polarização em nossa sociedade. Fica claro que, mesmo em tempos modernos, a busca por um consenso ainda está longe de ser alcançada”, diz Lígia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da empresa.
Exibir Gospel / Leiliane Lopes