Siga nossas redes sociais
24/10/2024

Entretenimento

Política e religião: websérie debate o Brasil LGBTfóbico e fundamentalista

Published

on

Compartilhe
Importantes especialistas em sexualidade e gênero, direitos humanos, política e teologia, protagonizam o debate histórico capturado na série. “Colocar esses dois campos – progressistas e progressistas religiosos – pra conversar e trabalhar juntos é fundamental pra gente conter a proliferação de um discurso político que faz uso da violência como dispositivo aprovado e “abençoado” por Deus”, diz Gut Simon, autor do livro Semente de Vida e idealizador da websérie.
O primeiro episódio, “A raiz da violência contra pessoas LGBTI+: família e o discurso religioso fundamentalista”, que estreia no dia 20/09, busca entender por que, afinal, o Brasil é uma sociedade LGBTfóbica. Angélica Tostes, Bruna Benevides, Cris Serra, Lucas Bulgarelli e Renan Quinalha observam o impacto do discurso fundamentalista, que relaciona a diversidade sexual e de gênero ao “pecado”, na vida de milhares de famílias, e suas implicações políticas, sociais e culturais, para toda a sociedade.
No segundo episódio, “Da rejeição à aceitação: o caminho do amor incondicional em famílias com filhos/as/es LGBTI+”, no ar no dia 27/09, Alexya Salvador, Bob L. Botelho, Julio Oliveira, Silvia Kreuz e Murilo Araújo observarem as dinâmicas da relação entre pais, mães e pessoas cuidadoras e suas crianças e jovens LGBTI+ em famílias que encontraram possibilidades justas e amorosas de convivência familiar.
O terceiro episódio, com lançamento em 04/10, chama-se “Um novo sentido de Deus: narrativas e alianças progressistas para frear o fundamentalismo”. Ana Carolina Evangelista, Camila Mantovani, Gut Simon, João Moura e Leon Souza observam os desafios de fazer frente aos discursos de uma extrema direita bem articulada e bem financiada, além da necessidade de construir narrativas que dialoguem com a perspectiva da fé, baseadas em uma produção teológica séria, ética, decolonial e ecumênica.
O quarto e último episódio da série, que irá ao ar próximo ao Dia das Crianças em 11/10, aborda o debate mais silenciado de todos os tempos. “Infâncias LGBTI+ e a tentativa de apagá-las: o mito da ideologia de gênero na extrema direita” trata das infâncias que não se enquadram na norma heterossexual e cisgênera e os mecanismos de controle dos corpos e das subjetividades.“Nosso objetivo com essa websérie é reconhecer que o discurso religioso pode ser veneno ou medicina, chave de exclusão ou inclusão. Se queremos frear o fundamentalismo religioso e construir uma sociedade de acolhimento, justiça e democracia, precisamos fortalecer as alianças com o campo progressista religioso e sua vocação de anunciar um outro Evangelho. Não o da morte e da condenação, mas o da vida e da reconciliação”, afirma Gut. SERVIÇO:O que? Lançamento da websérie “Ciclo de Conversas Semente de Vida: alianças progressistas LGBTI+ contra o discurso religioso fundamentalista”  de 20/09 a 11/10, sempre às quartas-feiras.Onde? No canal do Youtube da Mídia NINJAParticipam da websérie: Alexya Salvador, Allie Terassi, Amara Moira, Ana Carolina Evangelista, Angélica Tostes, Bruna Benevides, Bob Luiz Botelho, Camila Mantovani, Carolina Iara, Cris Serra, Gut Simon, João Moura, Julio Oliveira, Leon Souza, Lucas Bulgarelli, Murilo Araújo, Renan Quinalha, Silvia Kreuz e Zeca Carú de Paula.Apoio Institucional: Casa Galiléia, CEBI (Centro de Estudos Bíblicos), Editora Saber Criativo, Evangélicxs pela Diversidade, Fundação Luterana de Diaconia (FLD), ISER (Instituto de Estudos da Religião), Mães pela Diversidade, Maranha Filmes, Mídia NINJA, Mulheres EIG, NAVE Coletiva, Novas Narrativas Evangélicas, Planeta Foda, Rede Nacional de Grupo Católicos LGBT e Revista Senso.Sobre o livro“Semente de vida – rejeição e aceitação de filhos/as/es LGBTI+ em lares cristãos” faz uma análise de cenários para compreender como as angústias de pais, mães e pessoas cuidadoras cristãs, impulsionadas pelo discurso religioso tradicional, hegemônico e fundamentalista, podem resultar em conflito e violência. Ao mesmo tempo, busca alternativas e caminhos para interromper o ciclo da rejeição às diversidades sexual e de gênero e agir em favor da propagação da vida.

 A convite do livro “Semente de vida – rejeição e aceitação de filhos/as/es LGBTI+ em lares cristãos” (Ed. Saber Criativo, 2023), aconteceu no dia 25 de julho na NAVE Coletiva, sede da Mídia NINJA em São Paulo, um encontro inédito para discutir o avanço do discurso anti-LGBTI+ da extrema direita, que cresce sem precedentes no Brasil e no mundo.
 O resultado desse encontro será lançado no próximo dia 20/09, quarta-feira, no YouTube da Mídia NINJA, por meio de uma websérie em quatro episódios chamada “Ciclo de Conversas Semente de Vida: alianças progressistas LGBTI+ contra o discurso religioso fundamentalista”.


Saiba mais
Perfil no Instagram: livrosementedevida
Link para comprar o livro físico: Link 
Baixe o livro gratuitamente: Link 
Contato para imprensa: clarissa@vicentenegrao.com 11 9 9857 7069