A pastora e cantora gospel Ana Paula Valadão foi condenada a pagar indenização de R$ 25 mil por danos morais coletivos devido a um discurso proferido em 2016, no qual associava pessoas gays ao vírus do HIV. A decisão foi tomada em ação protocolada pela Aliança Nacional LGBTI+, e ainda cabe recurso.
A fala controversa de Ana Paula Valadão ocorreu durante um congresso cristão transmitido pela Rede Super. Na ocasião, ela afirmou que a homossexualidade não é normal, argumentando que Deus criou o homem e a mulher dessa forma. A pastora também relacionou a AIDS à união sexual entre dois homens, afirmando que essa prática leva à morte e contamina mulheres. Ana Paula concluiu sua fala dizendo que o sexo seguro é a aliança do casamento, que não transmite doenças.
A decisão judicial determinou que Ana Paula Valadão e a Rede Super cessem a disponibilização e reprodução do discurso considerado lesivo, além de pagar a compensação de R$ 25 mil. A compensação deverá ser depositada em um fundo indicado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), voltado à defesa dos interesses da população LGBTI+.
Exibir Gospel /Leiliane Lopes