Siga nossas redes sociais
26/11/2024

Entretenimento

“A criatividade deve estar a serviço da fé”, comenta autor de ficção cristã

Published

on

Compartilhe

Em entrevista, Aaron Levi explica as motivações que o levaram a publicar o livro “Um alto preço – As duas missões”, resultado de uma extensa pesquisa sobre a Bíblia

Quando Aaron Levi começou a escrever Um alto preço – As duas missões, ele tinha um compromisso: esclarecer fatos, responder dúvidas e oferecer uma visão mais nítida sobre o caráter de Cristo por meio da ficção. Por isso, ele se aprofundou nos ensinamentos da Bíblia e recorreu a obras de grandes teólogos para transmitir verdades bíblicas com uma linguagem adaptada à juventude.

Nesta obra, os leitores podem conhecer a história do Messias a partir da trajetória ficcional de Adiel, um rapaz prometido em casamento à filha de Cainã – um saduceu emergente determinado a conter a influência crescente de Jesus. Por causa disso, o protagonista se vê dividido entre seguir sua fé e atender às expectativas do sogro.

O autor afirma que este enredo foi idealizado para que o público “disponha de ferramentas para identificar semelhanças entre a sua própria vida e a do mestre, a fim de ajudá-lo a discernir entre os verdadeiros e os falsos mestres dos dias atuais”. Abaixo, ele explica suas motivações criativas, comenta sobre o processo de escrita e dá detalhes sobre projetos futuros. Leia:

1 – Como você espera que seu livro contribua para o entendimento mais profundo da figura de Jesus e da mensagem que ele transmite?

Aaron Levi: Ao oferecer um panorama não teórico, cronológico, fiel às escrituras e embasado nas reflexões de grandes teólogos, oro para que meu livro esclareça fatos, responda dúvidas e ofereça uma visão mais nítida da pessoa e do caráter de Cristo, para que assim o leitor veja conexões entre eventos aparentemente isolados e disponha de ferramentas para identificar semelhanças entre a sua própria vida e a do mestre, a fim de ajudá-lo a discernir entre os verdadeiros e os falsos mestres dos dias atuais.

2 – Você mencionou que sentiu um chamado para colocar seu talento na escrita a serviço do Senhor. Como você define essa conexão entre sua criatividade e sua fé?

Aaron Levi: Na verdade, não foi bem um “chamado”, foi um entendimento de que a criatividade deve estar a serviço da mensagem do Reino, e nunca se servir dela. A criatividade deve transmitir a Bíblia e nunca o contrário, ela deve estar a serviço da fé. Alguém pode até dizer que estou sendo contraditório, já que usei uma história bíblica e sobre ela construí algo mais extenso, mas a verdade é que quero usar meu talento para transmitir verdades bíblicas e não usar a Bíblia como base para fazê-la dizer o que ela não diz.

3 – Quais foram os maiores desafios que você enfrentou ao escrever uma adaptação narrativa da vida de Jesus em “Um alto preço”?

Aaron Levi: O maior desafio foi vencer a mim mesmo – minhas próprias concepções, achismos, perfeccionismos e ideias mirabolantes de peripécias que não se adequavam às escrituras, ou que destoavam demais do propósito do livro, como, por exemplo, quando tentei fazer com que o capítulo que retratava o apóstolo Filipe falasse sobre morte, mas o Espírito Santo me impediu de tal forma de continuar que eu estagnei na escrita por dias, até redirecionar para o tema que o recorte textual pedia, que eram os deveres dos maridos.

4 – O que as pessoas que não estão inseridas no universo cristão podem absorver da sua obra?

Aaron Levi: Eu espero que eles absorvam a Cristo em suas vidas, que eles venham a reconhecer que também são pecadores e que aceitem e reconheçam que dependem do sacrifício de Jesus para que suas existências não terminem na morte, e que, além disso, cumpram o real propósito de suas vidas que é o de adorar a Deus e reconhecer que Ele é Único, Santo, Fiel e Verdadeiro.

5 – “Um alto preço” é o primeiro volume de uma série de livros. Você já tem previsão de lançamento para os próximos?

Aaron Levi: Meu plano inicial era o de lançar um por ano. Em 2023, eu lancei o primeiro volume e esperava lançar o segundo em 2024. Mas os desafios que um escritor iniciante enfrenta para transformar um original digitado em um livro pronto e fazer sua divulgação me fizeram adiar o lançamento do próximo para 2025. Espero conseguir lançar o terceiro volume em 2026 e o último em 2027.

Sobre o autor: Aaron Levi é natural do Rio Grande do Norte, e adotou Goiás como lar. É administrador de empresas e licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Nutre desde a infância um interesse profundo pela narrativa literária, tanto que seu hobby sempre foi escrever, principalmente, contos cheios de ação e oponentes indestrutíveis. Mas tudo mudou quando decidiu usar seu talento para se colocar a serviço do Senhor e da propagação do evangelho. Assim nasceu Um alto preço – As duas missões, seu livro de estreia na literatura.

Instagram do autor: @aaronlevi.oficial

Site do autor: https://www.aaronlevi.blog