Siga nossas redes sociais
08/04/2025

Entretenimento

Alerta de guerra: Rússia reage a possível envolvimento direto da Otan na Ucrânia

Published

on

Compartilhe

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, anunciou nesta terça-feira (5) o reforço das tropas russas nas regiões norte e oeste do país em resposta ao que considera um aumento das forças da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) próximas às fronteiras russas.

O movimento ocorre em meio à adesão da Finlândia à Otan em resposta à invasão russa à Ucrânia em 2022, enquanto a Suécia também se prepara para integrar a aliança.

Além disso, a Otan está atualmente conduzindo um exercício militar denominado Resposta Nórdica 2024, envolvendo mais de 20 mil soldados na Noruega, Finlândia e Suécia, com foco na defesa coletiva.

“Em resposta ao aumento do potencial militar da Otan próximo às fronteiras russas, à expansão da aliança com a adesão da Finlândia e, no futuro, da Suécia, tomamos medidas para fortalecer os agrupamentos de tropas no noroeste e em direções estratégicas ocidentais”, destacou Shoigu em reunião com principais generais, sem fornecer detalhes específicos.

A escalada das tensões entre Rússia e Ocidente, desencadeada pela guerra na Ucrânia, representa a crise mais profunda nas relações desde a crise dos mísseis cubanos em 1962. O presidente russo, Vladimir Putin, alertou o Ocidente sobre o risco de uma guerra nuclear caso tropas ocidentais sejam enviadas para combater na Ucrânia.

Redação Exibir