Siga nossas redes sociais
23/10/2024

Entretenimento

Arcebispo anglicano diz que oração do Pai Nosso é problemática: “Patriarcal”

Published

on

Compartilhe

O arcebispo da Igreja Anglicana de York, no Reino Unido, Stephen Cottrell, causou polêmica ao dizer que a oração do “Pai Nosso” pode ser “problemática” por sua ligação com o controle patriarcal.

Eu sei que a palavra ‘pai’ é problemática para aqueles cuja experiência de pais terrenos é destrutiva e abusiva, e para todos que têm enfrentado um controle opressivo e patriarcal na vida”, disse ele.

A fala foi declarada durante discurso de abertura do Sínodo Geral da Igreja Anglicana, na sexta-feira (7), repercutindo de forma negativa pelo mundo.

E continuou: “No mundo de hoje, o sentimento de pertencimento a uma única família humana está desaparecendo, e o sonho de trabalhar juntos por justiça e paz parece uma utopia ultrapassada”.

Até mesmo outros representantes da Igreja Anglicana se pronunciaram contra a declaração do arcebispo. O presidente do grupo conservador anglicano Mainstream, dr. Chris Sugden, fez questão de responder:

“O arcebispo de York está dizendo que Jesus estava errado? Parece ser emblemática a escolha de alguns líderes da igreja de seguir a cultura em vez das Escrituras. Se as pessoas tiveram um relacionamento difícil com seus pais humanos, então a alternativa é poder redescobrir a verdadeira natureza da paternidade por meio de Cristo”, disse Sugden ao jornal The Guardian.

É por interpretações políticas contra o patriardo a figura do homem como cabeça da família que a Igreja da Inglaterra, em alguns momentos, usou pronome neutro para falar sobre Deus, evitando assim tratá-lo como alguém do sexo masculino.

No começo do ano, o site WLR FM divulgou a fala do padre de Waterford, também no Reino Unido, onde ele dizia que concordava com o debate interno da Igreja Anglicana sobre parar de se referir a Deus como “ele”.

“Eu acho que é realmente um debate muito, muito importante, que eles levantaram. Aprendemos com as teólogas feministas como a igreja efetivamente legitimou o patriarcado na sociedade e na família e também na igreja. E você sabe, se a figura primária e absoluta que chamamos de Deus é referida exclusivamente em termos masculinos, é um passo muito fácil legitimar o patriarcado”, declarou.

Exibir Gospel/ Leiliane Lopes