O cofundador da Wikipédia, Larry Sanger, declarou publicamente sua fé cristã. Aos 56 anos, ele afirmou que chegou o momento de compartilhar “total e publicamente” suas crenças. O anúncio foi feito em um texto onde relata sua jornada espiritual.
Sanger, que ajudou a criar a enciclopédia online e definir diretrizes como o “ponto de vista neutro”, descreveu sua transformação após décadas como cético. “Passei mais de 35 anos como descrente, mas nunca fui inimigo da fé. Eu era apenas um cético”, escreveu.
Com doutorado em filosofia, ele destacou que sua formação acadêmica aconteceu em um ambiente dominado por ateus e agnósticos. Ele também mencionou ter se afastado da comunidade ligada à filósofa Ayn Rand, conhecida por seu pensamento ateísta.
Apesar de sua descrença, Sanger afirmou que sempre manteve a mente aberta. Agora, deseja testemunhar sua experiência para ajudar outros que, como ele, buscam conciliar a fé com a razão. “Espero especialmente alcançar aqueles que são como eu já fui: pensadores racionais que talvez estejam abertos à ideia, mas simplesmente não estão convencidos”, escreveu.
O filósofo contou que sua criação na Igreja Luterana, no Alasca, influenciou sua visão espiritual. Ele foi confirmado aos 12 anos e fazia perguntas teológicas e filosóficas aos pais e amigos.
Sanger concluiu seu relato destacando que a fé não se opõe à razão, mas pode ser um caminho para encontrá-la.
Exibir Gospel