Siga nossas redes sociais
27/11/2024

Destaques

CRISTÃOS SÃO MORTOS EM ATAQUE

Published

on

Compartilhe
Continue a orar com os cristãos na região do Sahel da África Ocidental (que inclui Mali, Burkina Faso, Chade e Níger). Um ataque no Mali matou cerca de 95 pessoas, incluindo homens, mulheres e crianças - um terço da aldeia. Embora haja relatos conflitantes sobre o número de mortos, grandes agências de notícias informaram que “as autoridades dizem que 95 pessoas foram encontradas mortas”. Um contato no terreno em Mali confirmou que todos aqueles que morreram eram cristãos.

Na noite de domingo, 9 de junho, militantes muçulmanos de Fulani atiraram e incendiaram a vila de Sobame Da, no centro de Mali, perto de Sanga, na região de Mopti. Muitos dos corpos foram encontrados queimados. Um sobrevivente dos ataques que se chamava Amadou Togo disse à agência de notícias AFP: “Cerca de 50 homens fortemente armados chegaram em motocicletas e caminhonetes. Eles primeiro cercaram a vila e atacaram - qualquer um que tentasse escapar foi morto. ” Ele acrescentou: "Ninguém foi poupado - mulheres, crianças e idosos". De acordo com um comunicado do governo, os agressores também mataram animais e incendiaram casas. Uma fonte de segurança do Mali no local do massacre disse: "Uma aldeia Dogon foi praticamente exterminada." O Mali está imerso em conflitos desde 2013, quando militantes islâmicos que capturaram grande parte do norte do deserto se estabeleceram nas regiões central e sul do país. Eles foram empurrados de volta para o Saara em 2013, mas eventualmente, segundo a BBC, “a insurreição - que se espalhou para o centro de Mali até 2015 - diminuiu o controle do governo e aumentou a disponibilidade de armas. " Em toda a África Ocidental, especialmente no norte da Nigéria, confrontos com militantes Fulani entre o grupo predominantemente muçulmano ceifaram milhares de vidas ao arrasar aldeias inteiras e brutalmente matar e estuprar. Nos ataques, os cristãos são alvo indiscriminado e os muçulmanos são poupados. Com menos de 1% dos cristãos professos entre eles, eles ainda não foram alcançados com o evangelho. Quase 100% seguem o Islã, embora haja vários graus de dedicação ao Islã.

 ORAÇÃO COM CRISTÃOS EM MALI E O SAHEL 

Embora as realidades da violência como esses ataques possam ser esmagadoras, temos repetidamente visto como o Senhor soberanamente usa o Corpo de Cristo para trazer esperança e lembrar os cristãos nas linhas de frente de que eles não são esquecidos. Esses seguidores de Cristo estão arriscando suas vidas para seguir a Jesus. Ore para que Deus esteja perto de nossos irmãos e irmãs de coração partido no Mali e em toda a África. Peça a Deus para estar bem perto. Peça a Deus para derramar o Seu Espírito de amor, ordem e calma sobre essas comunidades. Ore por segurança e proteção nos próximos dias. Peça a Deus para intervir nesta violência e levar os perseguidores à justiça. Esses ataques duraram muito tempo. Ao vermos a magnitude desses ataques e dos anteriores, oremos para que Deus acabe com esse movimento. Ore para que a graça e misericórdia de Deus estejam em ação nesta tragédia. Ore com os cristãos e líderes da igreja no Sahel enquanto Deus trabalha através deles para trazer Seu conforto e força. foto representativa usada por motivos de segurança A Portas Abertas tem equipes trabalhando no Mali - apoiando vítimas de violência e fornecendo projetos de melhoria econômica juntamente com treinamento e literatura.