Entrou em vigor nesta segunda-feira (5) as novas regras para os procedimentos de laqueadura e vasectomia, com uma redação atualizada que retira a necessidade de que homens e mulheres precisam de autorização de seus cônjuges para fazer o procedimento..
Outra mudança na lei é que a idade mínima era de 25 anos e agora é de 21 anos. Além disso, homens e mulheres interessados nessas cirurgias que impedem a gravidez também estarão disponíveis para quem tem dois filhos vivos, independentemente da idade.
De acordo com o DataSUS, em 2022 foram realizadas 104,8 mil laqueaduras e 51,5 mil vasectomias. Em 2021, os números foram de 71 mil e 25 mil cirurgias, respectivamente.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece cirurgia de vasectomia e todos os estados brasileiros possuem estabelecimentos para a realização.
A vasectomia é um procedimento que leva de 15 a 20 minutos e não há necessidade de internação. Já a laqueadura é um procedimento cirúrgico que dura entre 40 minutos e uma hora.
Após a cirurgia, é necessário utilizar outro método contraceptivo durante, pelo menos, 90 dias.
Outra informação que o próprio governo fornece é que o SUS não oferece cirurgia de reversão da vasectomia, nem da laqueadura. Assim, quem desejar reverter a operação para ter filhos, terá que pagar em hospitais particulares.
Redação /Leiliane Lopes