No último dia 21 de novembro, o Itaquá Park Shopping foi palco da 9ª edição do Prêmio Negro Sim, um evento que se destaca por homenagear afrodescendentes e representantes de diversas etnias que se tornaram referências em suas áreas de atuação.
A cerimônia foi marcada por testemunhos inspiradores de superação, refletindo a trajetória de pessoas, entidades e empresas que, apesar das adversidades, conquistaram espaços significativos na sociedade. O evento teve como destaque o programa GUARD (Grupo Unido na Ação de Resistência as Drogas e Violência), uma iniciativa da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba.
Além das homenagens, a noite foi abrilhantada pela apresentação musical da cantora Claudia Paixão, uma das homenageadas da noite, que emocionou a todos ao cantar o hino nacional ao som do violão de Leandro Cavalcante.
Fernando de Melo Brandão, superintendente do Itaquá Park Shopping, destacou a importância de eventos que promovem reflexão social e inclusão. “O Itaquá Park está de portas abertas para eventos que valorizem as pessoas, promovam a inclusão social e a igualdade de direitos”, afirmou.
Cida Mora, da empresa Ícone Assessoria e idealizadora do prêmio, ressaltou que o evento não visa apenas destacar os afrodescendentes, mas todas as etnias que representam exemplos de superação. “Reconhecemos pessoas que prestaram relevantes serviços no desenvolvimento de ações que vão ao encontro da valorização da igualdade racial. Neste ano, homenageamos uma japonesa e uma paraguaia, mostrando que precisamos da inserção do negro e todos os que sofrem preconceito na sociedade, independentemente da cor da pele. O prêmio Negro Sim quer destacar a importância da consciência humana”, elucidou Cida Mora.
Este ano, a premiação ampliou sua presença regional, reunindo personalidades importantes do Alto Tietê, Guarulhos e da cidade de São Paulo. As histórias compartilhadas foram inspiradoras e fizeram todos refletirem sobre a importância de não desistir. Parabéns a todos os homenageados: Adriana Valéria Rodrigues da Silva, Ana Costa, Carlos Barros da Silva, Cirlene Ribeiro de Araújo, Claudia Paixão, Cristiane Thomaz, Donizete Adilson Goyano, Ednilson dos Santos, Elaine Pereira Lima Francisco, Elenice Aparecida de Oliveira, Eliza Yoko Shiga, GCM José Aquino Miranda, GCM Jozivaldo José da Silva, Juliana Lúcia do Amaral Monnr, Luiz Fabiano Pereira, Luciano Amaral, Maria Cristina, Samuel Souza Pires, Sandra Regina dos Santos, Sentileusa de Moraes, Subcomandante GCM Itaquaquecetuba Tácio João da Silva e GCM Taciana Maria da Silva. Também foram homenageados Viviane Freires Leite, Wellington Fernando Bom; o Programa GUARD (Grupo Unido na Ação de Resistência as Drogas e Violência) da GCM de Itaquaquecetuba; a empresa Mais Prevenção Segurança e Medicina do Trabalho; e o empreendimento Itaquá Park Shopping.
Criado em 2015, o Prêmio Negro Sim tem como objetivo identificar e reconhecer pessoas que se destacaram pela superação em diversas áreas da sociedade e contribuíram para a redução da desigualdade racial e valorização da dignidade humana. Neste ano, o Prêmio Negro Sim contou com o apoio organizacional das entidades AMI (Apoio às Mulheres de Itaquaquecetuba), por meio da presidente Vanda Pedroso; e do Instituto Cegonha, por meio da presidente Cris Torquato.
Assessoria