Vivemos um tempo de escassez de liderança na família, na igreja, na política e etc…
O líder é aquele que influencia, nas palavras do autor do livro O Monge e o Executivo James Hunter “Liderar é a capacidade de influenciar as pessoas para o bem, fazendo que estas contribuam com entusiasmo de preferência com o coração, a mente, a criatividade, a excelência e outros recursos. E se tornem as melhores que são capazes de ser.”
Nomes como Abraão Lincoln, Margaret Thatcher, Thomaz Edson, Santos Dumont, Albert Einstein, Billy Graham e tantos outros, foram marcantes na vida de milhões de pessoas.
Todos nós temos em nossa memória o nome de pessoas que nos influenciaram.
Eu sou grato aos meus pais pelo investimento em minha vida, também sou grato a minha primeira professora da primeira série do ensino fundamental, sou grato também ao pastor da época que eu era adolescente e também sou grato a um professor de teologia.
Recebemos um legado dessas pessoas e devemos também deixar um legado para a próxima geração.
Gosto do texto de 2ª Timóteo 2.2 quando o apóstolo Paulo fala da influência dele na vida de Timóteo, ele pede para que o mesmo influencie outros também.
É necessário líderes que influencie nos dias de hoje, líderes que marcam e deixam marcas nas vidas.
Líderes não podem passar me branco, eles são importantes para os seus liderados, por isso é preciso ser um líder influente.
Infelizmente, há muitos que influenciam para o mal, não precisamos deste tipo de líder. Líderes que deixam uma marca negativa não são bons exemplos.
Jesus é o nosso líder por excelência, líder mestre que nos inspira. Ele treinou doze homens e mostrou como deve e o que deve ser feito.
O próprio Jesus disse “aprendei de mim”, e o autor aos Hebreus diz: “Olhando para Jesus o autor e consumador da fé.”
Você que é líder faça o seu papel, deixe um legado positivo na vida das pessoas, que elas tenham saudades de você e sejam gratas por tudo que você fez como líder.
Cleverson Pereira do Valle
Email: cleversonvalle@gmail.com
Instagram: @cleversonvalle