Siga nossas redes sociais
21/05/2025

Entretenimento

Livro desvenda os significados de cada trecho do Pai-Nosso

Published

on

Compartilhe

“A oração que Deus responde” aprofunda os ensinamentos das palavras de Jesus para quem busca felicidade com Deus e mais consciência do que ele ensinou

Entender e refletir sobre os significados do Pai-Nosso são as propostas principais do livro A oração que Deus responde, escrito pelo mestre em Ciência da Religião e doutor e pós-doutor em História Social, Magno Paganelli. O livro do selo Acaz Editorial, do Grupo Citadel Editorial, convida o leitor a se aprofundar na demonstração mais universal de fé.  

Será que Deus responde a todas as orações que lhe são dirigidas? Ou há pré-requisitos para isso? Se Deus é Onisciente, por que orar? Se ele é imutável, a nossa oração pode mudar seus planos? Essas são perguntas que requerem uma resposta segura e a presente obra analisa que o “Pai-Nosso” serve como arcabouço para as orações mais imersivas. A partir desta oração, conforme o autor, Jesus dá uma dica de quais são os assuntos que devem receber maior atenção, mesclando entre o encontro reservado com Deus, mas sem esquecer dos contextos e urgências das pessoas.  

Assim, Jesus está mostrando que essa grande e poderosa oração não visa exclusivamente a Deus nem exclusivamente ao homem. Ela é “teocêntrica” (procura a glória de Deus e seu Reino), sem ignorar as necessidades humanas. Neste aspecto, ela é inteligente, e não antropocêntrica, porque fala de necessidades reais, não de vaidades e excessos. 
(A oração que Deus responde, p. 46)  

O título se apresenta como guia para quem encontra dificuldades ao conversar com Cristo durante a oração. Ensina que o foco deve estar em questões como as necessidades diárias, pecados cometidos, debilidades e os perigos, priorizando o “nós” em vez do “eu”, excluindo sentimentos egoístas.  

Além disso, segundo Magno, é possível trilhar quatro caminhos na oração para que o Reino do divino esteja presente no cotidiano: orar pela vida pessoal, pelo casamento e família, pelo bom funcionamento da Igreja, e, por fim, ao bem-estar do país.  

“Não cair em tentação” também é ressaltado pelo autor, o que deve ser interpretado como busca por força para superar fraquezas e provações. Resistir aos “testes” fortalece os religiosos, deixando–os mais firmes e próximos de Deus, sendo compensados com vitórias futuras. 

O livro ainda oferece espaço para anotações e questionários para auxiliar no entendimento sobre o Pai-Nosso e aumentar a interação com o Senhor, fortalecendo as conexões entre os fiéis e a palavra de Deus. A leitura serve para um entendimento maior sobre os propósitos do Criador e os reais significados desta mensagem tão conhecida e que ultrapassa as fronteiras das religiões.  

A intenção é que, ao encerrar a última página, o leitor perceba que esta oração, mesmo quando feita individualmente, deve refletir sobre o coletivo. Uma união com Deus, mas com os pensamentos nos que mais sofrem e nos que solucionam problemas da sociedade.  

FICHA TÉCNICA 

Título: A oração que Deus responde – Como entender o papel da oração e aplicá-la em sua vida para ter mais profundidade espiritual e felicidade com Deus 
Autor: Magno Paganelli 
Editora: Acaz Editorial 
ISBN: 978-6550474959 
Páginas: 192 
Preço: R$ 50 
Onde comprar: Amazon 

Sobre o autor 

Magno Paganelli é pós-doutor (EACH/USP) e doutor em História Social (FFLCH/USP), mestre em Ciências da Religião (Mackenzie) e bacharel em Teologia.  É professor e membro do GT Oriente Médio e Mundo Muçulmano (GTOMMM/CNPq) ligado à Universidade de São Paulo. Com 30 anos de experiência como editor e escritor, acumula sete prêmios nas duas funções, em uma carreira com quase 40 livros publicados e meio milhão de livros vendidos. Ocupa a cadeira nº 10 na Academia Paulista Evangélica de Letras (APEL).  

Redes sociais do autor: 

Sobre a editora  

Transformar a vida das pessoas. Foi com esse conceito que o Citadel Grupo Editorial nasceu. Mudar, inovar e trazer mensagens que possam servir de inspiração para os leitores. A editora trabalha com escritores renomados como Napoleon Hill, Sharon Lechter, Clóvis de Barros Filho, entre outros. As obras propõem reflexões sobre atitudes que devem ser tomadas para quem quer ter uma vida bem-sucedida. Com essa ideia central, a Citadel busca aprimorar obras que tocam de alguma maneira o espírito do leitor.  

Redes sociais da editora    

Para mais informações, entre em contato:   

LC – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO