Siga nossas redes sociais
18/09/2024

Entretenimento

Memórias de quem conheceu de perto o segregacionismo no sul dos EUA

Published

on

Compartilhe

Premiado autor cristão, Philip Yancey relembra em autobiografia a criação conturbada no seio de uma família fundamentalista

Um dos principais escritores cristãos da atualidade, com tradução para mais de 50 idiomas e 17 milhões de exemplares vendidos, o jornalista formado com louvor no Columbia Bible College e colaborador da Christianity Today, apresenta a perspectiva de um jovem no ambiente americano em que o movimento dos direitos civis estava em ebulição, mas confrontava diretamente com intolerância de diversas denominações religiosas, inclusive a que Yancey estava inserido.  

Nas páginas do livro, o escritor assume o estereótipo racista herdado e descreve como o fundamentalismo religioso afetou diretamente sua vida: o pai morreu em meio a um surto de poliometile por ter rejeitado o pulmão de aço (tipo de ventilador que permite a uma pessoa respirar em caso de paralisia dos músculos) ao acreditar que apenas a fé curaria a terrível doença. Esse fato fez a família mergulhar em uma severa crise, que repercutiu em toda a vida.

“Ao longo dos anos deparei com parte do pior que a igreja tem a oferecer e parte do melhor. Olhando para trás, quis entender a mim mesmo, bem como o ambiente que ajudou a me formar”, assume o escritor que, ao abrir as feridas do passado, deparou-se com as atitudes hostis de sua mãe na criação do irmão caçula, e descobriu, anos mais tarde, que o verdadeiro motivo da morte do pai foi a negação à ciência.

Órfão de pai no primeiro ano de vida, Philip Yancey conta como foi viver a infância, adolescência e juventude em Atlanta, no sul dos Estados Unidos, na década de 1960.  A experiência é detalhada na autobiografia Onde bateu a luz, uma história de redenção de quem conheceu de perto o segregacionismo sulista e, em meio a uma criação conturbada, sofreu os impactos nocivos do fundamentalismo religioso.

Na busca pelas respostas, Yancey mergulha nas origens mais profundas e faz com que os leitores entendam porque o escritor se concentra tanto em temas como sofrimento e graça. E, a partir do relato pessoal, instiga as pessoas a refletirem sobre o motivo da dor e como o amor é capaz de superar as maiores adversidades.

Ficha técnica

Título: Onde bateu a luz
Autor: Philip Yancey
Editora: Mundo Cristão
ISBN: 978-65-5988-131-4
Páginas: 304
Formato: 16×23
Preço: R$ 69,90
Onde encontrar: Amazon

Sobre o autor: Philip Yancey é autor de 25 livros, entre eles Alma sobreviventeDecepcionado com Deus O eclipse da graça, publicados pela Mundo Cristão. Recebeu treze vezes o Gold Medallion Book Awards, que premia autores cristãos de destaque. Suas obras venderam mais de 17 milhões de exemplares e foram publicadas em 50 línguas em todo o mundo. Como jornalista, contribuiu com veículos como The New York TimesThe Atlantic Christianity Today. Atualmente, vive com sua esposa, Janet, em Evergreen, Colorado.

Site: https://philipyancey.com

Twitter: https://twitter.com/philipyancey