Siga nossas redes sociais
22/03/2025

Entretenimento

Papa Francisco teve crise de broncoespasmo e agravamento repentino do quadro respiratório

Published

on

Compartilhe

O Papa Francisco teve uma crise isolada de broncoespasmo e apresentou piora no quadro respiratório nesta sexta-feira (28), informou o Vaticano. O pontífice, de 88 anos, está internado há 14 dias no Hospital Gemelli, em Roma, para tratar uma pneumonia bilateral.

Segundo o boletim médico, divulgado nesta tarde, Francisco iniciou ventilação mecânica não invasiva e respondeu bem à troca de gases. Ele permanece consciente e colaborou com os procedimentos médicos, mas o prognóstico segue reservado.

O Papa passou a manhã alternando sessões de fisioterapia respiratória com oração na capela. No início da tarde, teve um episódio de vômito com inalação, o que agravou seu quadro.

“No início da tarde de hoje, após uma manhã alternando fisioterapia respiratória com oração na capela, o Santo Padre apresentou uma crise isolada de broncoespasmo, que, no entanto, causou um episódio de vômito com inalação e um rápido agravamento do quadro respiratório”, diz parte da nota do Vaticano.

E continua: “O Santo Padre foi prontamente submetido a broncoaspiração e iniciou ventilação mecânica não invasiva, com uma boa resposta nas trocas gasosas. Ele permaneceu sempre alerta e orientado, colaborando com as manobras terapêuticas. O prognóstico permanece, portanto, reservado. Pela manhã, recebeu a Eucaristia”.

O Vaticano havia deixado de mencionar o estado crítico do Papa nos últimos dois dias. Apesar da melhora nas trocas gasosas, ainda não há previsão de alta.

Redação