Para o pastor Rodrigo Mocellin, da Igreja Resgatar de Guaratinguetá (SP), a psicologia e o cristianismo são inimigos. Contrário aos diagnósticos de doenças mentais e aos tratamentos, o religioso gerou muita polêmica.
“A pressa em adotar a psicologia dentro da Igreja é, francamente, incompreensível. A psicologia e o cristianismo têm sido inimigos desde o início”, escreveu ele citando John MacArthur.
Mocellin afirma que “a psicologia é essencialmente ateísta” e rejeita que se trata de uma ciência como a Medicina. “Sabemos que inúmeras pessoas que chegam aos consultórios têm problemas de comportamento (pecado). E o único que afirmou ser capaz de lidar com isso é Jesus. Em qual curso, em qual abordagem da psicologia se “receita” Jesus? Nenhuma! Afinal, como podem receitar o que eles nem acreditam existir?”
Mas não demorou muito para que o pastor fosse refutado. O pastor Evandro Silva Oliveira, estudante de psicologia, foi um dos que questionou a tese de Mocellin.
“O raciocínio até que tem certa lógica, mas o excesso de radicalidade impede o que há em comum entre ambos. Negar a psique humana e sua conduta comportamental ? O seu psiquismo e seu funcionamento no comportamento humano? Colocar todas as abordagens dentro de um pacote só e chamar tudo generalizadamente de “psicologia” e por fim, a psicólogos e psicólogos. Estou no último semestre, e jamais, subjugaria as escrituras a qualquer postulado teórico. Sola scriptura sempre, mas é possível sim o mapeamento comportamental do sujeito e inúmeras intervenções. Acho que pecou por excesso”.
Ele não foi o único, outros profissionais da área disseram que o líder da Igreja Resgatar está errado em negar a Psicologia e seu papel em prestar apoio aos problemas emocionais e mentais como a depressão e ansiedade.
“É esse tipo de post que faz com que pessoas que sofrem com transtornos deixem de buscar ajuda profissional. Assim como médicos, Deus também capacita psicólogos. Sou psicóloga, sou cristã. Muita gente sofrendo sem querer buscar ajuda justamente porque dizem que depressão e ansiedade é falta de Deus. Assim como quando você adoece fisicamente, procura um médico, quando adoece mentalmente, também precisa de um profissional. Não limite a psicologia”, escreveu a psicóloga Yasmin Monteiro.
Redação Exibir