O governador João Doria sancionou nesta quinta-feira, dia 23, o projeto de lei de autoria da deputada Patrícia Bezerra, que cria um programa de suporte emocional para crianças e adolescentes das escolas públicas do Estado de São Paulo.
A proposta agora é a Lei 17.413, de 23 de setembro de 2021, publicada no Diário Oficial de 24/09.
O objetivo do programa é priorizar e garantir que adolescentes e crianças que sofrem de transtornos mentais consequentes da pandemia da Covid-19 possam ser atendidos pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps).
Uma em cada quatro crianças e adolescentes ouvidas em uma pesquisa da Faculdade de Medicina da USP apresentou ansiedade e depressão durante a pandemia com níveis clínicos – ou seja, com necessidade de intervenção de especialistas. A pesquisa monitorou a saúde mental de 7 mil crianças e adolescentes de todo o País desde junho do ano passado.
“Diante da pandemia, os problemas emocionais de muitos adolescentes e jovens se agravaram com o isolamento social, a perda de entes queridos e as aulas interrompidas. Todo esse estresse e insegurança sobre o futuro desses jovens geram o aumento nos sintomas de depressão e ansiedade”, destaca a deputada, que é psicóloga e tem a saúde mental como uma das prioridades de seu mandato.
Patrícia Bezerra pontuou em seu projeto que os atendimentos clínicos e psicológicos sejam realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em modalidade presencial ou virtual, com equipe multidisciplinar, envolvendo também a família e a comunidade.
“Práticas e políticas públicas voltadas para a promoção de saúde mental e prevenção do suicídio são de extrema relevância nesse momento de pandemia, que há mais de um ano e meio impõe tantas restrições e sofrimentos a todos, mas em especial a crianças e adolescentes que são mais vulneráveis”, destacou a parlamentar.
Fonte: Assessoria