Uma pesquisa realizada pela ArtCoco Semijoias traz informações sobre os maiores medos das mulheres brasileiras, explorando questões que estejam relacionadas à autoestima.
O foco do estudo consistiu em explorar as queixas ligadas aos sentimentos, deixando de lado assuntos como morte e perda de entes queridos.
Vários temas foram levantados durante a pesquisa e o que causa maior medo nas mulheres é “sentir-se inútil” esse foi o ponto assinalado por 22,2% das entrevistadas.
Em segundo lugar está “sentir-se incapaz”, escolha de 21,1% das mulheres. Os demais medos são: “ficar sozinha” (11,1%), “sentir-se insegura” (9,7%) e “envelhecer” (8,2%). As demais respostas apresentaram percentuais abaixo de 8%.
“Esses são medos universais, que dizem respeito à ocupação de espaços dentro dos nossos grupos sociais e à nossa capacidade de corresponder às expectativas que nós e os nossos pares temos de nós. Em algumas instâncias isto pode estar relacionado, sim, ao desempenho de papéis atribuídos ao homem ou à mulher e à ocupação de espaços reservados a um ou outro”, explica a Dra. Anny Karinna, médica psiquiatra e Analista de Comportamento na Comportarte.
O que está por trás da ideia de ser útil?
Ao comentar o maior medo das mulheres, segundo a pesquisa, Karinna traz à tona o significado de utilidade que, às vezes, passa pela ideia de provisão e sustento; às vezes está na possibilidade de ser ouvida, amada, vista como importante emocionalmente e valorizada como pessoa ou segundo a sua importância afetiva.
“A necessidade e até mesmo a demanda social de exercer bem múltiplos papéis têm deixado, na verdade, quase todos nós com a impressão de não estarmos preenchendo bem algum espaço ou papel social. O quanto aquele papel é importante para cada um determina quão grande será a sensação ou ameaça de nos sentirmos inúteis ou incapazes”, diz.
A questão do trabalho também influencia nesse medo, por isso os sentimentos de inutilidade e incapacidade foram as alternativas mais assinaladas nesta pesquisa.
O terceiro maior medo indicado no levantamento está relacionado com a insegurança, conceito bastante abrangente que pode dialogar com diversas variáveis, como autoconfiança, violência doméstica e urbana, entre outras.
Como o foco da pesquisa é o campo da autoestima, é importante considerar os fatores que podem fazer com que uma mulher se sinta insegura.
Envelhecer
A questão do envelhecimento estar entre os principais medos das mulheres brasileiras é bastante complexa, pois passa por padrões de beleza e também pela capacidade produtiva.
“O medo inicial pode não ser da velhice, mas desta redução ou perda do poder e vulnerabilidade reais que a juventude traz”, analisa Karinna.
“As pessoas precisam estar maduras e cientes de si para se sentirem seguras e valiosas apesar do envelhecimento. Acredito que é daí que a busca incessante pela juventude vem. Do desejo de continuarmos a ter o que tínhamos antes, ou da dificuldade de buscarmos outros objetivos e desenvolvermos novos valores, já que o que tínhamos antes não está mais disponível. O mercado apenas estimula isso criando e valorizando o consumo de determinados produtos voltados para esta busca”, completa.
Para a realização dessa pesquisa, a ArtCoco Semijoias ouviu cerca de 500 mulheres espalhadas por todo o Brasil. O levantamento aconteceu entre o mês de agosto de 2021.
Redação : Exibir Gospel