Todos os brasileiros com mais de 18 anos receberão a terceira dose da vacina contra a Covid-19, anunciou nesta terça-feira (16) o ministro da Saúde Marcelo Queiroga.
Além disso, o ministério também reduziu o prazo para a aplicação da dose de reforço, que antes era de seis meses e agora passará para cinco meses.
“Graças às informações que temos dos estudos científicos, nós decidimos ampliar a dose de reforço para todos acima de 18 anos que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses”, disse Marcelo Queiroga.
Até então, a terceira dose estava sendo aplicada apenas em maiores de 60 anos, profissionais da saúde e pessoas imunossuprimidas.
Com a nova decisão, qualquer adulto pode procurar o posto de vacinação para receber a nova dose, desde que tenha se passado cinco meses desde a aplicação da segunda dose.
“É preferencial que a dose adicional seja com uma vacina diferente. No Brasil usamos a Pfizer, mas em um eventual desabastecimento pode ser usada outra plataforma”, explicou Queiroga.
Quem tomou a vacina da Janssen tomará a segunda dose
Pessoas que tomaram a vacina da Janssen, de dose única, irão tomar a segunda dose.
“Quem tomou a Janssen completará o esquema vacinal. Embora seja de dose única, compete a nós [Ministério da Saúde] as definições. A pessoa tomará duas doses, em um intervalo de dois meses”, disse Queiroga.
Redação: Exibir Gospel