Arqueólogos da Academia Nacional de Ciências da Armênia e da Universidade de Münster, da Alemanha, descobriram recentemente os restos de uma igreja cristã primitiva em Artaxata, Armênia. A construção, datada do século 4, é considerada a igreja cristã mais antiga do país e uma das mais antigas do mundo.
De acordo com uma declaração da Universidade de Münster, o edifício encontrado tem formato octogonal com extensões em forma de cruz. O professor Achim Lichtenberger, da universidade alemã, afirmou que essa é “a igreja mais antiga documentada arqueologicamente no país”.
Pesquisadores identificaram que a estrutura faz parte dos primeiros edifícios memoriais cristãos. O Dr. Mkrtich H. Zardaryan, da Academia Nacional de Ciências da Armênia, explicou que igrejas com esse formato eram comuns no Mediterrâneo Oriental, mas ainda não haviam sido encontradas na Armênia.
A análise revelou que a igreja possui cerca de 30 metros de diâmetro e foi construída com piso de argamassa simples e ladrilhos de terracota. Fragmentos de mármore também foram encontrados, indicando que a igreja pode ter sido originalmente decorada com esse material, importado do Mediterrâneo.
Segundo as tradições armênias, por volta de 301 d.C., o santo Gregório, o Iluminador, converteu o rei Tiridates III ao cristianismo, fazendo da Armênia o primeiro estado cristão do mundo. Isso explicaria a importância da igreja encontrada em Artaxata, que era uma metrópole significativa e capital do Reino da Armênia na era helenística.
A equipe de arqueólogos pretende continuar as escavações para descobrir mais informações sobre a construção e a quem ela pode ter sido dedicada. As informações são da Arkeonews.
Redação Exibir Gospel