Recentemente, o Pastor Lucas causou polêmica ao afirmar que acreditava em astrologia e deu exemplos bíblicos de que Deus apontou para as estrelas em alguns pontos importantes da história, como para mostrar a descendência de Abraão, e para que os reis magos chegassem até Jesus.
Um cristão pode acreditar em astrologia? O que é astrologia? O que a Bíblia diz sobre astrologia? Acompanhe este artigo da ExibirGospel para aprender mais.
O Que é Astrologia?
A astrologia é definida como “a adivinhação das supostas influências das estrelas e planetas nos assuntos humanos e eventos terrestres por suas posições e aspectos”. Basicamente, é o estudo de como os corpos astronômicos afetam a vida humana – nosso humor, ambiente, personalidade, eventos mundiais, etc.
História da Astrologia
Em tempos antigos, muitas civilizações praticavam a astrologia, muitas vezes combinada com a astronomia. Civilizações como a antiga Babilônia, que é creditada por iniciar o estudo da astrologia, criaram uma “bíblia” da astrologia para prever uma série de eventos: o clima, resultado de batalhas e futuros reis. Os astrólogos dedicavam suas vidas a observar o céu e a traçar padrões que seriam usados nas previsões.
Zodíacos e Horóscopos
Por volta do final do século V a.C., os babilônios criaram uma roda dividida em 12 segmentos, cada um nomeado após uma constelação no céu e atribuído a um período específico do ano. Essas constelações ocupavam um lugar especial no céu ao longo do que é conhecido como eclíptica, o caminho que o sol percorre no céu ao longo do ano.
Esses signos levaram as pessoas a criar previsões sobre o futuro de uma pessoa, chamadas de “horóscopos”. O signo sob o qual você nasce é acreditado para influenciar seu futuro. Astrólogos usam a data de nascimento de uma pessoa e observam o posicionamento de planetas, estrelas e outros pontos durante aquele tempo para criar uma espécie de “previsão” para vários aspectos do futuro da pessoa (relacionamentos, nascimentos/mortes, traços de personalidade, etc.). Eles também consideram o local de nascimento da pessoa, em que casa ela viveu, e outros detalhes pessoais de localização no horóscopo.
Astrologia e Cristianismo: O Que a Bíblia Diz?
A Bíblia frequentemente menciona a astrologia (principalmente no Antigo Testamento), seja com astrólogos em tempo integral designados para reis ou advertências de Deus sobre adoração às estrelas e à lua. No entanto, também há muitos versículos bíblicos que simplesmente se referem a constelações, estrelas e planetas.
É claro que as Escrituras reconhecem a maravilha e a beleza do universo e tudo o que ele engloba. Mas e a astrologia em si? Lembre-se, astronomia e astrologia são dois assuntos muito diferentes.
A Astrologia é um Pecado?
Estudar a história da astrologia e como ela se originou é uma parte importante do aprendizado sobre as civilizações antigas. O conhecimento da história da astrologia não é um pecado. No entanto, como devemos pensar quando se trata de acreditar nas previsões que a astrologia traz?
A base da astrologia está na crença de que as entidades do universo (estrelas, lua, etc.) e seus padrões e posições têm uma influência sobre a vida de uma pessoa, como ela age e o que lhe acontece. Isso vai diretamente contra o fundamento bíblico de que Deus é soberano e onisciente. Nenhum padrão de estrelas ou gráfico pode determinar quem nos tornaremos ou o que acontecerá em nossa vida, porque Deus já o ordenou.
Acreditar no poder e na autoridade da astrologia vai diretamente contra a sabedoria bíblica, e as Escrituras afirmam claramente que perseguir falsos deuses é um pecado (Mateus 24:24, 1 Coríntios 8:6, Êxodo 20:3). Não há evidências bíblicas de que Deus tenha dado autoridade às estrelas ou aos astrólogos.
Redação Exibir