Siga nossas redes sociais
24/11/2024

Artigos

Cristãos, a raiva não alcançará nossos objetivos políticos

Published

on

Compartilhe

As pessoas não fazem grandes esforços a menos que estejam motivadas. E a raiva, sendo uma emoção poderosa, é por definição um motivador.

Mas é um erro pensar que demonstrações de raiva podem levar a algo produtivo. Embora seja verdade que as pessoas precisam ser motivadas, elas também precisam ser estratégicas. A raiva pode motivar, mas não o ajuda a pensar com clareza. Portanto, isso o leva facilmente ao desastre.

Isso é importante para a política.

Há uma ideia generalizada de que pessoas iradas são uma ameaça ao governo tirânico. A imagem de um tirano sendo removido por uma multidão de súditos raivosos está gravada em nossa imaginação.

No entanto, muitas vezes, alguns de nossos mitos mais populares tentam nos dizer que a história não é tão simples. A raiva acaba trabalhando para o inimigo. Em Star Wars (a trilogia original, é claro), Luke teve que controlar sua raiva para evitar se tornar o inimigo que desprezava.

Em Harry Potter, rejeitar a raiva e o ódio foi a chave para Potter se diferenciar de Lord Voldemort.

Quer alguém concorde com a lógica interna dessas histórias ou não, elas apresentam um princípio que parece semelhante ao que encontramos na Bíblia. Quando os seguidores de Jesus tentaram lutar por ele, ele lhes disse que tal comportamento era um caminho para a destruição.

E eis que um dos que estavam com Jesus estendeu a mão, desembainhou a espada, feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha. Então Jesus lhe disse: “Põe a espada de volta no lugar. Pois todos os que tomarem a espada morrerão pela espada.

Mateus 26: 51-52

Provérbios adverte repetidamente contra ser provocado à raiva:

  • “Quem é lento para se irar tem grande compreensão, mas quem tem um temperamento precipitado exalta a loucura”Provérbios 14:29
  • “Um homem de temperamento quente levanta contendas, mas aquele que é lento para irar acalma as contendas”Provérbios 15:18
  • “O bom senso torna a pessoa lenta para a raiva, e é sua glória ignorar uma ofensa”Provérbios 19:11

Por motivos pelos quais muitas vezes simpatizo, as pessoas estão ficando loucas. Aqui está um exemplo. Existem muitos outros.

Não tenho dúvidas de que a mídia está exagerando a prevalência dessa raiva. Mas o fato de eles quererem exagerar a raiva prova que a raiva pública não está ajudando a nossa causa. Tais alegações estão sendo usadas atualmente para justificar o DOJ intimidar abertamente os pais de crianças de escolas públicas.

Isso é enfurecedor, mas é um grande erro permitir-se ficar enfurecido. Se o governo ganhar poder alegando que somos motivados a crimes pela raiva, imagine o que eles farão em resposta à raiva real? Como Jesus disse quando foi levado à cruz:

“Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, mas chorai por vós e por vossos filhos. Pois eis que chegarão os dias em que dirão: ‘Bem-aventuradas as estéreis e os ventres que nunca geraram e os seios que nunca amamentaram!’ Então, eles começarão a dizer às montanhas: ‘Caia sobre nós’, e às colinas, ‘Cubra-nos’. Pois se eles fizerem essas coisas quando a madeira estiver verde, o que acontecerá quando estiver seca? ”

Lucas 23: 28-31

Em outras palavras: se eles me enforcarem como um rebelde apesar de minha inocência, o que acontecerá com seus filhos quando eles realmente se rebelarem?

Como argumentei em outro lugar , Provérbios ensina que a raiva é viciante e irracional. Pode ser apropriado às vezes, mas esses momentos nunca são tão comuns quanto gostamos de pensar (especialmente quando estamos com raiva). Assim, o livro de Tiago estabelece a regra e a razão para isso:

Saibam disso, meus amados irmãos: que cada pessoa seja rápida para ouvir, lenta para falar, lenta para se irar; pois a ira do homem não produz a justiça de Deus

Tiago 1: 19-20

A carta de Tiago foi escrita para pessoas que estavam sofrendo perseguições maiores do que nós. Não se pode descartar a instrução como inaplicável. Já foi dito que a resistência à tirania é obediência a Deus. Eu concordo. Mas a raiva pode ser um grande tirano. Resista também.

Mark Horne serviu como pastor e trabalhou como escritor. Ele é o autor de A Vitória de Acordo com Marcos: Uma Exposição do Segundo Evangelho , Por que Batizar Bebês ?, JRR Tolkien e Solomon Says: Diretrizes para Rapazes . Ele é o Diretor Executivo da Logo Sapiens Communicat