A escola primária da Igreja da Inglaterra em Essex, na Inglaterra, incluiu no calendário de aulas das crianças de 4 anos de idade ensinos sobre identidade de gênero. A lição faz parte das aulas do Dia Mundial do Livro quando elas foram apresentadas para o livro “My Shadow is Pink”.
A obra escrita por Scott Stuart, o livro aborda assuntos de identidade de gênero, autoaceitação, igualdade e diversidade. Inspirada no próprio filho da autora, o personagem principal gosta de princesas, fadas e coisas que “não são para meninos”.
Em parte do livro lido para crianças temos a seguinte história: “Meu pai tem uma sombra azul, e na minha árvore genealógica só há azuis. Mas a minha é muito diferente. Não é o que você pensa. A minha não é azul. Minha sombra é rosa. Minha sombra adora pôneis, livros e brinquedos rosas. Princesas e fadas e outras coisas. Não são para meninos. Mas tem uma coisa que ela mais gosta. Descobri que ela adora usar vestidos e dançar.”
Os pais dos alunos não gostaram do que foi abordado e fizeram uma denúncia para a ONG Christian Concern, segundo eles, seus filhos estavam sendo convidados a se envolver com a história e explorar seus temas. As crianças foram convidadas a se fantasiar para refletir como veem suas sombras e como veem a si mesmas.
Redação /Leiliane Lopes