O influenciador e escritor cristão Charlie Kirk, de 31 anos, foi morto a tiros nesta quarta-feira (10) enquanto palestrava na Utah Valley University, em Orem, nos Estados Unidos. O evento fazia parte da turnê “The American Comeback Tour”, promovida pelo grupo conservador Turning Point USA, do qual Kirk era fundador.
Segundo testemunhas, o disparo atingiu o pescoço do palestrante durante um momento de perguntas e respostas com os estudantes. A universidade entrou em lockdown logo após o ataque.
O governador de Utah, Spencer Cox, classificou o caso como um “assassinato político”. Ele disse que uma pessoa de interesse está sob custódia, mas não confirmou se seria o atirador.
O presidente Donald Trump lamentou a morte do aliado em sua rede Truth Social: “O grande e até lendário Charlie Kirk está morto. Ninguém entendeu melhor o coração da juventude dos Estados Unidos do que ele. Melania e eu enviamos nossas condolências à sua esposa Erika e à família. Charlie, nós te amamos!”.
A esposa de Kirk, Erika, compartilhou um versículo bíblico após o crime: “Salmo 46:1 – Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.
Antes do ataque, Kirk respondia a perguntas sobre violência envolvendo atiradores transgêneros. Sua presença no campus havia sido alvo de uma petição online, que reuniu mais de 900 assinaturas contra o evento. A universidade, no entanto, manteve a agenda e declarou apoiar “a liberdade de expressão e o diálogo construtivo”.
Portal Exibir