Siga nossas redes sociais
12/10/2024

Destaques

Técnicas de detecção de notícias falsas nas mídias sociais

Published

on

Compartilhe

Notícias falsas estão se tornando mais comuns a cada dia que passa. Quase todos os internautas encontram dezenas de notícias falsas diariamente nas redes sociais. Muitas empresas, indivíduos e até canais de notícias às vezes criam e divulgam deliberadamente notícias falsas para apoiar sua propaganda ou difamar seus rivais.

A verdadeira questão é que a maioria acredita em notícias falsas e as espalha sem verificar sua autenticidade. Embora muitas organizações internacionais estejam trabalhando para impedir as notícias falsas, elas parecem impotentes em bloqueá-las. Muitos jornalistas se aproveitam de algumas leis que protegem seus direitos.

Em uma época de propaganda onde você é bombardeado com notícias falsas de todos os lugares, é responsabilidade dos internautas tomarem algumas medidas eles mesmos e tirar um tempinho para verificar a autenticidade das notícias. Caso contrário, eles também podem se tornar a ferramenta para divulgar informações falsas sem saber.

Vamos ver como detectar notícias falsas nas redes sociais!

Verifique a fonte

As notícias falsas podem ser facilmente detectadas verificando a fonte real. Alguns canais de notícias e jornais são famosos por espalhar notícias falsas. Eles fazem isso propositalmente para difamar algumas pessoas ou partidos políticos. Você estaria pessoalmente ciente de tais organizações. Então, se você vir alguma notícia dessas fontes, não acredite.

Por outro lado, dezenas de agências de notícias confiáveis ​​conquistaram uma boa reputação devido à precisão e imparcialidade. Além disso, essas agências de notícias não espalham propaganda falsa ou desinformação, pois sempre se esforçam para manter sua reputação. 

Portanto, se houver notícias dessas fontes, provavelmente serão precisas e você pode confiar nelas.

Descubra quem mais relatou isso

Às vezes, a notícia vem de uma fonte que você não conhece ou confia. Mas essa história também pode ser genuína. Para entender a autenticidade dessa notícia em particular, você deve descobrir quais outros canais de notícias ou organizações estão relatando a mesma notícia. Se algumas fontes confiáveis ​​relatam as informações da mesma forma, você pode confiar nelas sem hesitação.

No entanto, se essa notícia vier de apenas uma fonte desconhecida, seria falsa, e você deve tentar não acreditar ou espalhar. 

Normalmente, algumas organizações e indivíduos criam sites de notícias para ganhar dinheiro ou espalhar informações erradas contra seus concorrentes ou a seu favor. Esses sites de notícias compartilham aleatoriamente algumas notícias sem mencionar a fonte. Mesmo que mencionem a fonte, não é confiável e apóia a mesma agenda. 

Portanto, nunca confie em nenhuma notícia compartilhada por um site ou canal se outras fontes não a relataram.

Verifique fotos de notícias com mecanismos pesquisa por imagem

Os mecanismos reversos pesquisa imagem tornaram muito fácil localizar se as notícias eram autênticas ou não. Qualquer pessoa pode conhecer a verdadeira história por trás de uma imagem que circulou nas redes sociais apenas fazendo o upload em um mecanismo confiável pesquisa por imagem como https://smallseotools.com/pt/reverse-image-search/

Pesquisa por foto inspecionam quase todos os elementos das imagens e, em seguida, mostram páginas da Web com imagens iguais ou semelhantes. Ao explorar essas páginas da web e histórias com essas imagens, qualquer pessoa pode encontrar facilmente a história real por trás de uma foto. 

Além disso, o método pesquisar por imagem pode ajudar as pessoas a descobrirem outros lados da história.

Saiba mais sobre a credibilidade do autor

Às vezes, muitos repórteres trabalham em uma agenda específica e moldam fatos para apoiar sua propaganda. Eles fazem isso para agradar seus chefes reais. Esses tipos de autores e relatórios estão em todo o mundo. A verdadeira questão é que a maioria das pessoas com a mesma mentalidade também confia neles, e eles espalham as notícias criadas e distribuídas por eles.

No entanto, é melhor se você nunca confiar neles e procurar outras fontes ou o que outros jornalistas estão relatando. Embora suas histórias possam ser precisas na maioria dos casos, eles ainda podem relatar uma história baseada em fatos depois de modificá-las.

Leia os fatos relacionados à história

Muitos canais de notícias e pequenos sites compartilham notícias baseadas em relatórios publicados por organizações nacionais e internacionais confiáveis. Eles escolhem algumas linhas desses relatórios, as compartilham como notícias e ocultam os fatos que as pessoas precisam saber. 

Isso aconteceu em muitos países quando os Panama Papers revelaram a corrupção de muitos nomes conhecidos da política internacional. Muitos sites de notícias tentaram encobrir a história apenas compartilhando algumas linhas, pois não conseguiam esconder o hype desses vazamentos.

Para saber se os fatos mencionados em um artigo de notícias estão corretos, você mesmo deve ler os relatórios. Poderia ajudá-lo a saber tudo por trás das notícias. Além disso, você também pode aprender algumas coisas que estão sendo escondidas das pessoas. É assim que você não apenas se salvará da propaganda enganosa.

Para concluir

Não é mais o momento em que as pessoas estão confinadas a apenas algumas fontes e têm que acreditar nas notícias compartilhadas pelos únicos jornais disponíveis. Além disso, tecnologias como mecanismos de busca de imagens reversas tornaram mais fácil encontrar a autenticidade de qualquer coisa que circule nas mídias sociais. Portanto, quando você puder verificar rapidamente a credibilidade de uma notícia, faça-o antes de compartilhá-la com outras pessoas.

Fonte: https://smallseotools.com/pt/reverse-image-search/