Bandeira do Cazaquistão. (Foto: Reprodução)
CAZAQUISTÃO – As autoridades administrativas da capital do Cazaquistão, Nursultan, ordenaram o confisco das igrejas Grace Presbyterian Church e Agape Pentecostal Church para a construção de uma escola infantil no local.
Os locais de culto estão no mesmo terreno. Porém, os responsáveis pela decisão se recusaram a dar mais explicações sobre o motivo da área ser a escolhida e por que o valor de indenização a ser pago era menor do que o valor do terreno.
Na mesma região, havia outros dois edifícios disponíveis e adequados para a demanda. O pastor da igreja Agape explicou que a decisão dos governantes locais foi um choque para ele: “A partir de 2002, sonhamos em ter um prédio próprio e começamos a construí-lo. E então isso. Foi inesperado”.
Em resposta às autoridades, os líderes da igreja presbiteriana estão contestando a decisão judicial que favorece o Departamento de Política de Construção e Residencial.
Perseguição antiga – Em 2014, o pastor Bakhytzhan Kashkumbayev, que liderava a Grace Church, foi condenado a quatro anos de prisão por pregar sobre Cristo.
Ele também foi acusado falsamente de servir um chá alucinógeno durante a santa ceia e de promover o extremismo religioso.
O líder passou nove meses em detenção, mas cumpriu o restante da pena em liberdade.
Fonte: Portas Abertas